Breve tutorial do Googlemaps para Ios

O googlemaps é um dos programas de gps mais utilizados no mundo, não só por ser gratuito, mas sobre tudo porque se trata de uma ferramenta muito completa e fiável, que é capaz de agregar e combinar um percurso de carro, a pé, de bicicleta, e em muitas cidades junta-lhe a cereja em cima do bolo que são os transportes públicos: (autocarro, metro, comboio e barco).
Neste pequeno texto vamos abordar a aplicação para IOS, que é acessível com o VoiceOver. O principal objectivo passa por deixar algumas nuções sobre como usar o googlemaps, e fazer com que esta aplicação lhe seja útil nas suas viagens.
1. Introdução e pré-requisitos.
Quando abrem o googlemaps, ele pede para adicionarem uma conta Google. Não é obrigatório, mas não perdem nada em fazê-lo.
Sem uma conta Google associada podem tão somente pesquisar trajectos. Se associarem o vosso endereço ao googlemaps vão poder, para além desta funcionalidade adicionar locais aos favoritos e guardar mapas offline.
caso não queiram adicionar nenhuma conta nessa altura podem fazê-lo a qualquer momento. (Para ver como proceder consulte o ponto 7 deste documento).
2. Configuração e ecrã inicial.
O programa vai perguntar-lhe se permite que ele aceda à sua localização. Sinceramente, tratando-se de uma aplicação de gps, acho que faz todo o sentido que aceitem essa solicitação.
Neste cenário, imaginem que adicionam o local da vossa casa aos favoritos, basta tocar nesse favorito e automaticamente o iphone define uma rota do ponto onde estão para a vossa casa. Com a vantagem de poderem ficar a conhecer o percurso tanto de Carro, a pé ou de transportes públicos.
Nota: Para saber como adicionar e posteriormente aceder à lista de favoritos, deve consultar os pontos 5 e 6 deste documento.
Depois destas configurações iniciais, e dora a vante sempre que iniciarem a aplicação terão as seguintes opções no ecrã principal:
Menu, consulta, pesquisa por voz, entrar no modo de bússola e direcções.
3. Realizar uma pesquisa.
Para pesquisarem um local toquem em consulta, digitem o nome e toquem em pesquisar.
Como vimos o programa tem também um modo de pesquisa de voz. É uma funcionalidade que funciona de uma forma extraordinária com um excelente reconhecimento, creio até melhor do que o próprio ditado do iphone, sendo por isso uma excelente alternativa.
Ao tocarem nesta opção ouvirão um sinal sonoro. De seguida devem ditar o que pretendem pesquisar, e não precisam de fazer mais nada. Quando acabarem de falar o programa interpreta que terminaram o ditado e automaticamente faz a pesquisa.
Atenção que a primeira vez que tocarem em pesquisa por voz, o programa vai perguntar-vos se podem aceder ao microfone, naturalmente devem responder que sim.
Relativamente aos termos de pesquisa tanto pode ser um restaurante, uma instituição, uma empresa, outra entidade, ou obviamente uma rua.
Depois de fazerem a pesquisa podem explorar os resultados varrendo da esquerda para a direita.
Quando encontrarem no resultado pretendido devem dar 2 toques.
Para calcularem o trajecto para aquele local, devem de seguida varrer para a direita até ouvirem direcções para o local que pesquisaram e darem novamente 2 toques.´
Agora o programa vai dar-vos várias opções de trajecto, bastando darem 2 toques na opção pretendida.
Atenção que depois de escolherem o trajecto da lista, o programa ainda não vos vai apresentar o detalhe do mesmo. Terão de varrer novamente da esquerda para a direita até ouvirem novamente o trajecto, e aí sim dando 2 toques vão poder aceder ao detalhe do itinerário em questão.
São de facto alguns passos mas vale bem a pena o esforço, até porque são operações muito repetitivas e intuitivas, mas que podem ser facilitadas com a utilização dos favoritos.
Se fizerem uma pesquisa muito genérica, e o programa devolver vários resultados, os respectivos não vão aparecer logo, surgindo em vez disso duas opções adicionais: Listar resultados e filtros.
Nota importante.
Como já descrito no início, existem 3 modos de percurso: caminhada, modo trânsito, que representa os transportes públicos e modo de condução.
Os primeiros resultados que o googlemaps lhe vai apresentar serão calculados com base no modo de percurso que você tiver utilizado anteriormente. No entanto nesse mesmo ecrã onde o itinerário lhe é apresentado, pode mudar o modo de percurso preferencial. Basta procurar o topo do ecrã e varrer da esquerda para a direita, visto serem logo as primeiras opções que surgem.
A descrição do itinerário é muito completa e perfeitamente acessível.
Por exemplo, se for um itinerário baseado nos transportes públicos, o programa vai informar qual a distância apé até chegar ao local onde tem de apanhar o transporte, quantos e que tipo de transportes terá de apanhar, caso tenha necessidade de fazer transbordo vai dizer-lhe a paragem que tem de sair, e qual o próximo transporte, a distância que tem de andar apé caso tenha de caminhar até outra paragem, e finalmente quanto tempo demora apé entre a última paragem e o local de destino.
O programa é tão completo que até lhe diz o preço de cada transporte, e permite escolher o dia e hora da viagem.
Caso não queira escolher obviamente serão usadas as data e hora actuais.
à medida que vai navegando pelos diferentes itens pode ir tocando em cada um deles para saber mais detalhes. Por exemplo se lhe for indicada uma paragem para fazer transbordo, pode tocar nessa paragem e saber que linhas de autocarros param na respectiva.
Se quiser ser guiado por voz enquanto faz o percurso, opção particularmente útil no modo de caminhada ou no modo de condução, mas que também pode ser usada no modo de trânsito (transportes públicos), terá de tocar na opção iniciar navegação, que também aparece na mesma página onde pode ver os detalhes do trajecto.
4. Definir local de origem.
Até agora vimos como escolher um local de destino, ou seja para onde queremos ir.
Importa agora vermos como escolher o local de origem, isto é, de onde queremos ir.
Se não escolhermos nada, o googlemaps vai interpretar que o nosso local de origem é a localização actual, definindo portanto o trajecto desde o ponto em que estamos actualmente até ao local que nós pesquisamos.
Acredito sinceramente que essa situação aplica-se na grande generlidade dos casos em que usamos o Googlemaps, no entanto pode acontecer que queiramos ver um percurso em que cujo o nosso ponto de partida não coincide com a nossa localização actual.
Neste caso, para alterar o ponto de partida deve proceder da seguinte forma:
4.1 Na página principal toque na opção direcções.
4.2 Vá varrendo da esquerda para a direita até à opção a minha localização, e dê 2 toques.
4.3 Aí poderá definir então qual é o ponto de partida, sendo que se assim o desejar o recurso de pesquisa de voz está também disponível.
4.4 Uma vez introduzido o local, vão aparecer-lhe os resultados da busca, terá de tocar no pretendido.
4.5 Agora que já escolheu o local de partida, terá de varrer novamente da esquerda para a direita até seleccionar destino, e repetir os mesmos passos descritos no ponto anterior.
5. Adicionar um local aos favoritos.
Vamos partir do princípio que pretende adicionar a Assemblea da república de portugal aos favoritos.
Os passos são os seguintes.
5.1 No ecrã inicial tocar no botão consulta, digitar assembleia da república Portugal e tocar em pesquisar.
5.2 Varrendo da esquerda para a direita irá encontrar neste caso Assembleia da república Lisboa. Ou seja, quando vir o resultado do lugar que pretende deve dar 2 toques nesse resultado.
5.3 Varrendo da esquerda para a direita vai encontrar um botão que diz direcções para Assembleia da república. Esse seria o botão que como vimos atraz tocaria caso quisesse conhecer o percurso para o local em causa. Mas neste caso não vai fazer nada com esse botão, mas sim varrer mais uma vez para a direita, e o leitor de ecrã irá ler-lhe o nome do local apenas.
é aí que deve dar 2 toques.
5.4 Agora varrendo da esquerda para a direita vai aparecer-lhe um botão que diz guardar, no qual deve dar 2 toques, ficando nesse momento guardado o favorito.
6. Aceder aos locais favoritos.
Para aceder à lista com os locais que guardou nos seus favoritos os passos são os seguintes:
6.1 Na página principal que surge quando abre o Googlemaps, toque na opção menu.
6.2 Varrendo da esquerda para a direita vai aparecer-lhe uma opção chamada locais favoritos. Basta dar 2 toques e acede automaticamente à lista de locais guardados.
7. Como Iniciar sessão na conta google depois da primeira inicialização da aplicação.
Como referido no ponto 1, na primeira vez que iniciar o Googlemaps, vai-lhe ser solicitado que introduza o seu endereço do Gmail, bem como a password.
No entanto, e caso não queira introduzir nessa altura, pode a qualquer momento iniciar sessão com a sua conta.
Os procedimentos são os seguintes:
7.1 Na página principal do googlemaps escolha a opção menu.
7.2. Varrendo daesquerda para a direita vai encontrar a opção iniciar sessão.
Finalmente surgirá a janela para introduzir as suas credenciais.
8. Trocar ponto de partida e destino.
Na mesma janela onde são apresentados os resultados da pesquisa que efectuamos, existe um botão chamado alterar ponto de partida e destino.
Tal como o nome sugere, esse botão inverte o percurso. Isto é particularmente útil quando queremos viajar para um determinado local, e queremos saber qual é o trajecto que temos de tomar para fazer o caminho de volta, ou para saber os horários dos transportes públicos para regressarmos ao ponto de onde partimos.
Reitero que este botão não aparece quando já estamos a ver os detalhes do percurso, mas sim quando ainda estamos na lista com as várias alternativas disponíveis.
E com esta dica espero que a partir de agora usem e abusem desta ferramenta que de facto é muito útil.

Outras publicações de Filipe Azevedo


Compartilhe...

Publicado em Aplicativos

Nabegação de Posts


Deixe uma resposta