Etiquetando objetos com o VoiceOver no iPhone, iPad ou iPod Touch

Amigo leitor do
DicasApple.com,
infelizmente, existem muitos aplicativos que trazem itens que o Voiceover não consegue identificar. Quem é que nunca começou a explorar um aplicativo e a única coisa que ouviu foi o Voiceover dizer botão, botão, botão, botão, botão, botão?

Quando não, encontramos itens descritos de forma confusa, como MN_BT, BTN@2x, CNFG110, Compose_png e etc. Porém, o que nem todos sabem, é que existe a possibilidade de adicionar etiquetas personalizadas à esses itens.

Por exemplo: Vamos supor que descobri que o terceiro botão da esquerda para a direita me leva para as configurações do aplicativo, então eu adiciono uma etiqueta à este botão com a descrição "Configurações." Feito isso, toda vez que passar por este item, o Voiceover anumciará configurações, ao invés de apenas dizer botão.

Para adicionar uma etiqueta à um item, dê dois toques com dois dedos e mantenha-os pressionados na tela, fazendo isso, o Voiceover emitirá um som de alerta por três vezes, em seguida surgirá um campo de edição de texto para você descrever a etiqueta conforme desejar. Depois de descrever a etiqueta dê dois toques em salvar e pronto.

Para retirar uma etiqueta basta repetir o processo e deixar o campo de edição de texto em branco e salvar.

Adicionar etiquetas aos botões dos aplicativos, foi apenas um exemplo, pois é possível adicionar etiquetas em diversos tipos de itens, como pastas, notas, fotos no rolo da câmera e etc.

É necessário lembrar que as etiquetas permanecem apenas em itens estáticos. Por exemplo, se você adicionar uma etiqueta ao um item de uma página da web, ele irá sumir quando a página for atualizada e por se tratar de um recurso do VoiceOver, essas etiquetas só estão disponíveis quando o mesmo estiver ativo.

Outras publicações de José Rogério da Silva


Compartilhe...

Publicado em Dica, iPad, iPhone, iPod, VoiceOver

Nabegação de Posts


Deixe uma resposta