Explorando e utilizando o voice Dream

Caro leitor,

pensando nas vantagens que se tem ao utilizar o leitor de livros, Voice Dream, resolvemos escrever este tutorial cujo objetivo é apresentar-lhe as principais , funções do aplicativo e as formas de organização de seus botões.

Obs. o Voice Dream executa arquivos em formato PDF, DOC, EPUB dentre outros.
Não se esqueça de que, caso o livro seja comprado na iBooks Store ou em outra loja de livros eletrônicos, devido a proteção do arquivo, o Voice Dream não poderá executar ou mesmo abri-lo.

Conhecendo o Voice dream

Ao abrir o aplicativo, encontramos, na parte superior quatro botões:

Adicionar: usado para direcionar o usuário a algum serviço de nuvem onde possa estar o documento desejado.
Obs. são vários serviços compatíveis com o programa: iCloud Drive, Google Drive, OneDrive, MeoCloud, dentre outros, devendo estes serem ativados nas opções que serão apresentadas mais adiante.

Filtro: tem o objetivo de filtrar os livros por categorias específicas como, por exemplo, todos os itens, flagged, não lido, por tipo, por pasta.

Editar: como o próprio nome diz, coloca os livros em modo de edição, permitindo selecionar os materiais para realizar as seguintes ações ( selecionar tudo, filtro, mover para pasta, marcação, retroceder para o início, apagar).

Campo de busca: permite buscar um livro por título dentro do aplicativo.

após os botões referidos, no centro da tela, ficam todos os títulos adicionados; sendo, portanto, fácil sua consulta.
Obs. o Voice Dream já vem com alguns documentos salvos cujo objetivo é apresentar as novidades e também trazer uma ajuda aos utilizadores novatos.

Na parte inferior da tela, encontram-se os seguintes botões:

Ordenação: organiza os materiais adicionados em data de abertura, título, autor, tempo de reprodução.

Visualização e grade/visualização em lista: modifica a forma de visualização dos documentos.

Configurações: direciona o usuário as seguintes configurações do aplicativo (sincronização da nuvem – ativa a sincronização com a biblioteca do iCloud; origem dos conteúdos – ativa os serviços de nuvem que podem servir para exportação dos conteúdos; gerenciar vozes – gerencia as vozes instaladas no iOs e ainda apresenta, na parte inferior da tela opções como, por exemplo, inglês, tudo e comprar; já as opções entre em contato, início rápido, manual do usuário, sobre – dispensam explicações.

Lendo agora: abre o último documento usado.

Utilizando o Voice Dream

Neste tópico, pretendemos fazer uma breve explanação sobre as principais funções existentes dentro do modo de leitura; todavia, para maiores detalhes, cabe ao utilizador explorar por si o programa e suas várias possibilidades.

Uma vez aberto o arquivo, você será direcionado a uma área na qual o texto estará sendo mostrado ao centro, sendo possível navegar nele com toques nas linhas ou mesmo mudar as páginas com o gesto tradicional para mudar de tela com três dedos no sentido horizontal.
Obs. se passar dois dedos no sentido vertical, a leitura via VoiceOver é iniciada, contudo não trata-se do aplicativo, mas sim do leitor de telas.
Nesta área também é possível utilizar o rotor para funções específicas.

Na parte superior, são apresentados os botões:

Início: leva o utilizador para a tela inicial do aplicativo e onde estão os documentos adicionados.

Ação: apresenta as funções (exportar arquivo original, exportar todo o texto, exportar realçados, compartilhar e editar).

Configuração de leitura: traz as configurações para leitura e apresenta as seguintes funções (modo de leitura, temporizador, configurações avançadas).

Configurações de áudio: apresenta configurações para o áudio em relação à leitura feita pelo aplicativo, indicando ainda a quantidade de palavras que devem ser lidas por minuto. As funções existentes neste modo são ( velocidade de fala, idioma, voz, dicionário de pronúncia, gerenciar vozes e adicionar vozes).

Configurações de visualização: apresenta várias funções para configuração da visualização do texto.

Adicionar marcador: adiciona um marcador no texto.

Na parte inferior, vê-se os seguintes botões:

Cabeçalhos, marcadores e destaques: permite o utilizador localizar estes tópicos caso os mesmos tenham sido inseridos no texto.

Selecionar texto: seleciona o texto e ainda dá uma breve explicação sobre como fazê-lo.

Reproduzir: inicia a reprodução do texto utilizando agora sim a voz do Voice Dream.
Obs. uma vez iniciada a reprodução, pode-se bloquear a tela do dispositivo e utilizar o comando toque duplo com dois dedos para pausar ou retomar a leitura.

Unidade de navegação: seleciona o tempo de navegação pelo texto.

Procurar: permite fazer uma pesquisa por palavra no documento.

Após o botão Procurar, há ainda as informações referentes ao tempo de leitura atingido, à posição no texto indicada por porcentagem e o tempo aproximado a ser gasto para a leitura total do documento.

Esperamos que este tutorial poça-lhe ser-lhe útil para iniciar a exploração e o uso deste aplicativo tão funcional e importante àqueles que adoram uma leitura.

Outras publicações de Valdecir Kuhl


Compartilhe...

Publicado em Aplicativos, Home, iPad, iPhone

Nabegação de Posts


Deixe uma resposta