Google Play Books – Livros acessíveis no iPhone

Prezados!

Escrevo-lhes para relatar minhas primeiras impressões com o app de livros do Google, chamado Playbooks.
Em primeiro lugar, quero esclarecer-lhes que apenas consegui encontrar o app na App Store depois de digitar somente google na busca, achando o app específico varrendo para a direita dentro dos resultados listados.
Depois de baixar o app, gostei logo dele, pois tudo é plenamente acessível e muito intuitivo, Mas tem um detalhe que creio que seja importante:
para acessar o app e comprar os livros, você precisa ter uma conta no Google Play, ou, caso você seja usuário do Gmail ou de qualquer serviço do Google que necessite de login, os dados servirão.
Então, ao abrir o app, você insere o e-mail e sua senha e começa a usar o programa…
Para ver os livros, ( por padrão, já vêm alguns gratuitos) entre em play ou dê 2 toques sobre o título,
que o livro se abrirá…
agora vá varrendo para a direita que encontrará as páginas do. livro. Faça mais ou menos como no iBooks que você lerá tudo sem problemas e com muito boa acessibilidade.

Para comprar os livros:

1. Acesse a página do Google Play
2. Procure por livros e acesse o link correspondente;
3. Vai abrir umapágina com várias opções, dentre elas, principais livros pagos e principais livros gratuitos. Também você pode pesquisar na caixa específica para isso;
4. Escolhido o título desejado, entre nele com 2 toques sobre o nome e depois em comprar ou gratuito para efetuar a aquisição;
5. o sistema irá pedir para você fazer login, caso ainda não tenha se logado na sua conta (o fato de inserir o login e senha no app não exclui esse passo no site). Então, seguindo as instruções você concluirá o processo de aquisição;
6. Volte ao app e varra na lista até encontrar o título recém comprado e é só usufruir da leitura. O site
do Google Play orienta que, se você fizer a compra do livro e ele não aparecer imediatamente no app, feche o aplicativo (via gestor de aplicativos – e reabrá-o em seguida.
Com o primeiro livro que baixei para testes, isso aconteceu. Fechei o app e reabri-o, logo o dito estava lá exatamente como o site tinha informado…
Outra dica que gostaria de lhes dar, pois, quando aconteceu comigo, já ia xingando o app, e portanto, depois que descobri a solução, resolvi escrever esse post…
Alguns livros do catálogo do google Play trazem a informação de que o livro eletrônico foi criado por páginas digitalizadas (o que dá ideia de que ele foi escaneado sem OCR);
e, realmente,ao baixar o livro e abri-lo, temos a impressão de que o conteúdo é inacessível, pois o VoiceOver não lê nada.
Agora é que o app dá o pulo do gato!
É só você ir nas configurações e alterar dentro das opções,, páginas digitalizadas para texto corrido; e depois, ao voltar para o livro, você verá a mágica!
O VoiceOver lerá tudinho de forma plenamente acessível!

Agora, façam seus testes e boa sorte!

Clique aqui para fazer o download

Abraços,

André R. Graça
"É apenas com o coração que se pode se ver direito; o essencial é invisível aos olhos."


Compartilhe...

Publicado em Acessibilidade, iPad, iPhone, iPod

Nabegação de Posts


Deixe uma resposta