iOS 9 – Multitarefa no iPad

Caro leitor, já é de seu conhecimento que, com a chegada do novo iOS 9, a Apple implantou, de forma real, em seus iPads, o recurso multitarefa.
Antigamente havia e ainda há um recurso que, estando com vários aplicativos abertos, permitia-nos alternar entre eles, porém os mesmos de fato não estavam em execução, mas sim em repouso.
Para alternar entre os aplicativos, bastava-nos passar quatro dedos na tela em sentido horizontal. Então você pode se perguntar: Se já havia algo semelhante, por que a Apple criou outro método?
Bem, primeiramente o método existente, como dito acima, não era verdadeiramente uma multitarefa, pois os aplicativos ficavam congelados e ainda, caso o usuário estivesse vendo um vídeo no Youtube e pretendesse mudar o aplicativo, o vídeo seria pausado impedindo assim a execução em conjunto.

Agora, os novos métodos multitarefa do iOS 9 para iPad permitem não só executar um vídeo, mas também realizar outras tarefas simultaneamente em outros aplicativos.

Picture in Picture (PiP) – Permite, enquanto se executa um vídeo, navegar por outros aplicativos ou pela tela inicial do iPad. O vídeo será exibido em um pequeno quadro que poderá ser movido por toda a tela.
Obs. Disponível para iPad Mini 2, iPad Mini 3, iPad Mini 4, iPad Air, iPad air 2 e iPad Pro

Split View – Divide a tela do iPad em duas, rodando simultaneamente, de cada lado, um aplicativo (disponível somente para iPads Air 2, iPads pro e bem provavelmente em iPad 4);

Slide Over – Este recurso é o que nos é, a princípio, compatível com o VoiceOver, portanto vamos demostrar-lhe como utilizá-lo.

Para certificar-se se ele está ativado, vá em Ajustes, Geral, Multitarefa e ative a opção “Permitir vários aplicativos”;
Abra um aplicativo qualquer;
Agora, para acionar o recurso, coloque o dedo na “Barra de Status”e passe três dedos da direita para esquerda;
Abrirá uma janela chamada “Seletor lateral de aplicativos”;
Clique no aplicativo que pretende usar junto com o que fora aberto anteriormente;
O novo aplicativo irá abrir;
Para voltar no primeiro aplicativo aberto, clique em “Ignorar (nome do aplicativo atual);
Você será levado ao primeiro aplicativo

Agora, querendo mudar o aplicativo a ser alternado:
novamente vá na “Barra de Status”e passe três dedos para esquerda;
Você será levado ao segundo aplicativo aberto;
Estando nele, mais uma vez vá com o dedo à “Barra de Status”e passe uma segunda vez os três dedos da direita para esquerda;
Outra vez será aberto o “Seletor lateral de aplicativos”, escolha aquele que pretende trabalhar agora e pronto, para alternar refaça o mostrado anteriormente.

Obs. Disponível para iPad Mini 2, iPad Mini 3, iPad Mini 4, iPad Air, iPad air 2 e iPad Pro

Outras publicações de Valdecir Kuhl


Compartilhe...

Publicado em Acessibilidade, Dica, iPad

Nabegação de Posts


Deixe uma resposta