iOS 9 – Principais Novidades

Caro leitor, na próxima quarta-feira, dia 16/09/2015, será liberado para todos os usuários a nova versão do iOS, a 9. Pensando nisso, nós do DicasApple.com, trazemos a você algumas novidades relevantes.

Spotlight

Agora temos duas formas de acessar o Spotlight:
Varrer com três dedos de cima para baixo a partir do centro da tela ou, estando na primeira tela, varrer com três dedos da esquerda para a direita.

Obs. No anúncio do iOS 9 foi dito que o Spotlight mudaria de nome, porém, até o momento, na versão GM, tal fato não se confirmou.

Atalhos de contatos

Ao acionarmos o Spotlight varrendo três dedos da esquerda para direita na tela inicial, além do campo de busca normal, será apresentada uma lista de contatos frequentes. Se varrermos com um dedo no sentido vertical sobre algum desses contatos, poderemos ligar, enviar SMS/iMessage, ver informações do contato ou ainda fazer chamada via FaceTime.

Sugestões de aplicativos

Repetindo a abertura do Spotlight como mostrado anteriormente, também é mostrado uma lista com os aplicativos usados recentemente. Nesta lista, os mesmos poderão ser abertos.

Notas

Este aplicativo foi reformulado, possibilitando agora, não só adicionar fotos, arquivos, links, listas de tarefas, mas também a criação de listas com marcadores ou listas numeradas.
As listas de tarefas são criadas com um Checkbox a frente dos itens que posteriormente nos permite marcar aquela atividade como concluída. .
Além do mencionado, agora é possível ainda organizar as notas em pastas e ainda criar uma anotação a partir de qualquer aplicativo.
Há também o visualizador de anexos, usado para visualizar, de forma rápida, as notas que possuam algum tipo de anexo.
Outra nova funcionalidade no aplicativo é a possibilidade de se fazer desenhos a mão, porém, por ser algo visual, não vamos dar detalhes.

Siri

A Siri, além das mudanças visuais, está mais proativa, usando informações do dia a dia para indicar sugestões do que fazer.

Bateria

Agora, em Ajustes, temos o item bateria, no qual está presente a opção “Modo de pouca energia” que reduz temporariamente o consumo de energia até que o aparelho possa ser recarregado.
Neste item, ainda nos é mostrado os aplicativos que mais estão consumindo energia nas últimas 24h ou nos 2 últimos dias.
Obs. Quando o nível de carga chegar a 20%, junto à caixa de diálogo de alerta, há um botão para ativar o modo de pouca energia a fim de dar uma sobrevida à bateria até você poder recarregar o aparelho.
Uma vez o aparelho estando na tomada e a carga da bateria chegar a 80%, o modo de pouca energia será desativado automaticamente.

Teclado no iPad

Foram acrescentados atalhos ao teclado do iPad a fim de deixar algumas atividades mais rápidas como, por exemplo, recortar, copiar, colar, desfazer, negrito, itálico etc.
Estes atalhos surgem logo acima da primeira linha de caracteres.
Além dos atalhos mencionados, os desenvolvedores têm liberdade para criar atalhos extras em seus aplicativos.

iCloud Drive

Foi adicionado o aplicativo “iCloudDrive”, o qual possibilitará mais facilidade para gerenciar seus arquivos salvos em sua conta iCloud.
Obs. Para ter acesso a este novo aplicativo, é necessário ativá-lo em Ajustes, iCloud, iCloud Drive e ativar o item Mostrar na tela de início.

Mail

Anexo nos e-mails

Agora é possível anexar qualquer arquivo que esteja salvo no iCloud Drive, Dropbox, Google Drive e One Drive, bastando para tal estar posicionado no corpo do e-mail, girar o rotor até Editar” e, em seguida, escolher a opção “Adicionar anexo”. .

MailDrop

Este recurso permite o envio de anexos grandes, até 5 gb, desde que o arquivo esteja armazenado no iCloud Drive.
Ao anexarmos um arquivo grande, o destinatário receberá um link para o download que ficará disponível por 30 dias.

Busca no e-mail

A busca foi melhorada, refinando os resultados por remetente, assunto, destinatário ou combinação de critérios.

Anexo com mais de 5 fotos

Agora é possível enviar uma quantidade ilimitada de fotos anexas em um e-mail.

Mais segurança

Senha de desbloqueio

Agora, por padrão, quando formos criar uma senha de desbloqueio, será solicitada uma senha de 6 dígitos; porém, caso queira usar uma senha de 4 dígitos, toque no botão “Opção de código”e escolha a opção correspondente.

Senhas do Safari

Para se ter acesso às senhas do Safari, será necessário o uso do Touch ID em dispositivos que tenham este recurso, permitindo acesso às senhas salvas somente pelo proprietário do aparelho.

Senhas em sites

Ao acessar um site, você não terá acesso somente a senha daquela página, mas sim toda a lista de senhas salvas nas “Chaves do iCloud”.

Walled

Este novo aplicativo substitui o Passbook.

notificações

As notificações agora não mais serão divididas por aplicativos, estarão todas unificadas, permitindo ao usuário que as apague duma só fez.
Obs. Caso prefira à moda antiga, pode ir em Ajustes, Notificações e ativar a opção “Agrupar por aplicativo”.

Atalho para voltar ao aplicativo anterior

Agora, ao se abrir um aplicativo por dentro de outro ou por meio de uma notificação, surge no canto superior esquerdo, exatamente onde fica o sinal da operadora, o botão “voltar”.
Obs. Este botão não fecha o aplicativo que fora aberto, somente lhe trás de volta ao anterior.

Campo de busca em Ajustes

Em Ajustes, temos agora, na parte superior, um campo de busca que nos permite localizar, de forma rápida, uma configuração específica.

Armazenamento e iCloud

Em Ajustes, Geral, não mais temos o item “Uso”, ele foi substituído por “Armazenamento e iCloud”.

Acessibilidade

Seleção de texto

Temos, no rotor, uma nova opção cuja função é facilitar a seleção de textos. Girando o rotor até “Seleção de texto’, poderemos definir, varrendo com um dedo na vertical, se essa seleção deverá ser feita por caractere, palavra ou linha. Feita a escolha, bastará varrer com um dedo da esquerda para direita para ir selecionando o conteúdo.
Obs. Para ativar este recurso, vá em Ajustes, Geral, Acessibilidade, VoiceOver, Rotor e marque a opção “Seleção de texto”.

Teclado

Agora, em Ajustes, Geral, Acessibilidade, temos a opção “Teclado"que permite ajustes específicos àqueles que utilizam, junto com recursos de acessibilidade, um teclado externo. ,
Nesta nova função, pode-se definir “repetição de teclas”, “Teclas de ação conjunta”e “Teclas lentas”.

Braille via Tela

Para quem gosta de usar o recurso de Braille via Tela, agora é possível bloquear a posição no modo "Tela para Frente"ou no modo "Plano na Mesa"e para tal basta varrer com 3 dedos de baixo para cima para bloquear ou varrer com 3 dedos de cima para baixo para desbloquear, quando estiver com o "Braille via Tela"ativado.

Adaptações de toque

Caso tenha dificuldades em tocar na tela, em Ajustes, Geral, Acessibilidade, Adaptações de toque, você poderá configurar a duração pela qual você deve tocar na tela antes que um toque seja reconhecido.
Também se pode ativar a opção “Ignorar repetição”que permitirá ajustar em segundos a duração na qual vários toques são identificados como um só toque.
Obs. Além dessas duas opções, existem outras que, caso o utilizador faça uso, deverá explorar.

Voz

Agora podemos colocar a voz com níveis de velocidade mais altos.
Obs. Na versão GM a voz para o Português do Brasil aparece com o nome de Raquel, porém ainda é a Luciana que está como voz padrão do sistema. Esperamos que na versão final este erro seja corrigido.

Desligar vibração (Esta opção só estará disponível em iPhones)

Ative esta opção para desativar todas as vibrações do iPhone, incluindo alertas de terremotos e outros avisos de emergência.

Agitar para desfazer

Esta opção agora pode ser desativada em Ajustes, Geral, Acessibilidade, Agitar para desfazer. Desative esta opção se você costuma agitar o iPhone por acidente e assim evitará que o alerta apareça.

Teclas modificadoras

Caso você utilize um teclado externo junto ao VoiceOver, em Ajustes, Geral, Acessibilidade, VoiceOver, Teclas modificadoras, poderá modificar as teclas de comando do VoiceOver, podendo escolher entre Control + Option ou Caps Lock..

Safari

Busca em sites

Para localizar um texto/palavra dentro de um site, no botão “Compartilhar”, temos agora a opção “Buscar na página”.

Salvar PDF no iBooks

No Safari, em compartilhar, temos a opção “Salvar PDF no iBooks” cuja função é enviar toda a página em formato PDF para o aplicativo iBooks.

Versão para computador

A opção “Versão para computador” passou a ser um item do menu compartilhar. "

Fechando páginas

Agora, quando se clica no botão “Páginas”, não mas aparece o botão para fechá-las, bastando para tal nos posicionarmos na página a ser fechada e varrer com um dedo na vertical até a opção “Fechar aba”.

Nomes fonéticos

Esta opção já existia em versões anteriores do iOS, mas era necessário adicionar os respectivos campos.
Agora, com o iOS 9, esta opção aparece logo após o campo nome e o campo sobrenome
Obs. Sua função é inserir uma escrita fonética de um nome para que a Siri entenda quando o falamos.

Exclusão de aplicativos durante atualização via Wi-Fi

Caso seu aparelho tenha pouco espaço livre, impedindo assim uma atualização, o sistema perguntará se alguns aplicativos poderão ser apagados, caso você concorde, concluída a atualização, esses aplicativos serão reinstalados automaticamente.
Obs. Não temos informações do que acontecerá com o conteúdo de cada aplicativo ou se os aplicativos voltarão configurados como antes.

Gerenciador de aplicativos

Os aplicativos abertos, passam a serem listados da direita para esquerda respeitando a ordem de execução.
Obs. Agora o VoiceOver informa quais aplicativos estão ativos e, subentende-se então que, os não pronunciados, estejam em repouso.

Aqui estão listadas algumas das novidades mais relevantes desta atualização, somos concientes de que há outras novidades, porém não as citamos pelo fato delas não serem tão relevantes para usuários de VoiceOver ou ainda por funcionarem somente em dispositivos específicos como, por exemplo, a multitarefa presente somente em iPad air 2 e no novíssimo iPad pro.

Outras publicações de Valdecir Kuhl


Compartilhe...

Publicado em Acessibilidade, iPad, iPod

Nabegação de Posts


Deixe uma resposta