Lendo slides pelo Keynote no Mac

Uma das grandes dificuldades para quem passa a utilizar o mac é a forma de interação, por meio do Voiceover, com o Keynote, aplicativo de apresentação e criação de slides, semelhante ao Power Point da Microsoft.
Foi pensando nesta dificuldade que resolvemos escrever este tutorial, cujo objetivo principal é mostrar a você, caro leitor, como proceder, de forma satisfatória, para a leitura, com o Voiceover, de qualquer arquivo que fora criado, não só em formato do Keynote, mas também em formato do Power Point.
Neste primeiro tutorial, atentar-nos-emos somente na leitura dos documentos, porém, em publicações vindouras, ensinar-lhe-emos também como criar suas próprias apresentações.

1. Lendo slides pelo Keynote

a. Abra qualquer arquivo que fora produzido em formato de apresentação de slides.
Obs. o Mac abre por padrão pelo Keynote caso tenha esse aplicativo instalado em seu computador.
b. Uma vez aberto o programa, o cursor do Voiceover já estará posicionado em uma área de layout, interaja com a mesma.
c. Após interagir com a área de layout, vá com as setas para a direita, você passará por vários campos, como, por exemplo, título e corpo do texto.
d. Interaja com aquele que deseja ler duas vezes, pois, na primeira interação você estará na área do texto e na segunda, na área de edição do texto.
e. Estando nesta área de edição, para a leitura do slide, bastar-lhe-á navegar com as setas verticalmente.
Obs. durante o processo de leitura com os slides, mantenha a navegação rápida ativada (pressione seta esquerda + seta direita).
f. Para voltar à área onde está o corpo do texto e o título do mesmo, bastar-lhe-á deixar de interagir duas vezes.

2. mudando os slides

a. Supondo que você já está interagindo com o texto do slide 1, deixe de interagir duas vezes (até chegar ao corpo do texto ou cabeçalho).
obs. Abra o menu do aplicativo (VO+M) e vá com as setas até Visualizar. Estando em Visualizar desça com as setas até Somente Slides e marque-o.
b. Agora, se pressionar Fn + seta cima, os slides serão mudados no sentido decrescente e seta baixo, no sentido crescente. Já com Fn + seta esquerda, irá para o primeiro slide da apresentação e seta direita, para o último.
Obs. O Voiceover não lhe falará o número do slide que está sendo apresentado, logo se atente a quantas vezes você pressionou as setas para mudar.
c. Agora, escolhido o slide, interaja com o corpo ou com o título do slide duas vezes e utilizes as setas cima e baixo para a leitura.

Esperamos que este tutorial tenha-lhe sido útil.

Valdecir Kuhl

Outras publicações de Valdecir Kuhl


Compartilhe...

Publicado em Acessibilidade, Mac

Nabegação de Posts


Deixe uma resposta