Linkedin Job Search uma App para ajudar na busca por trabalho

Se procura por o primeiro desafio profissional ou deseja encontrar um novo posto de trabalho o Job Search pode ser uma óptima fonte de pesquisa!
Quer tenha ou não experiência profissional anterior, de um modo geral, o processo de procura por um emprego exige um investimento pessoal de procura, quer seja através de métodos mais formais como a resposta a anúncios em portais de empregabilidade, quer seja através dos menos formais como o contacto directo com o empregador. Por ser um trabalho diário e que requer uma consulta constante e actualizada de ofertas profissionais.

Muitas são hoje em dia as ferramentas tecnológicas disponibilizadas que o podem auxiliar nesta tarefa, tornando-a mais simples, mas também mais rápida e direccionada para as áreas de interesse. Recentemente, o linkedin (a conhecida rede de contactos profissionais), lançou uma aplicação específica para a procura de emprego, o Job Search, ferramenta essa que se bem aproveitada pode ser um aliado eficaz na autopromoção e identificação de oportunidades de trabalho de acordo com as suas competências e necessidades. Lançada em 2014, a aplicação é utilizada por profissionais e candidatos de todo o mundo, traduzida para diferentes idiomas, entre eles o português.
Uma vez instalada para um dispositivo compatível, (smartphone ou tablet), é possível começar a utilizá-la como “convidado” ou como “utilizador registado com uma conta no Linkedin”, sendo importante por isso manter todos os dados actualizados no último caso. A sua estrutura é bastante simples, contendo apenas 4 separadores, designados respectivamente por “pesquisar”, “descobrir”, “acompanhar” e “notificações”. No primeiro, separador “pesquisar”, entre outras opções, é onde pode realizar de forma simples e rápida uma procura de oferta pelo sector profissional que deseja, podendo filtrar esta por cargo, palavras-chave, empresa, pela sua localidade actual ou outra (sendo esta última facultativa). A par destes critérios de filtragem, pode acrescentar à sua procura as sugestões pré-definidas disponíveis, como por exemplo as de “consultor”, “técnico”, especialista”, entre outras, aumentando dessa forma a especificidade pretendida. Um outro aspecto interessante deste motor de pesquisa, é que, após obter resultados para uma procura inicial, a aplicação recomenda-lhe outras com base no seu histórico, semelhantes ao cargo e zona geográfica escolhidas, o que lhe poderá poupar muito tempo com este procedimento. Outra funcionalidade muito interessante e que destacaria como uma das mais-valias desta aplicação é que, ao visualizar uma oferta que lhe interesse, em muitos casos é possível candidatar-se com o seu perfil do Linkedin. Com apenas um toque envia os seus dados e contactos profissionais ao anunciante da oferta pretendida, e mais tarde, se esta for vista por aquele, é notificado via e-mail e na própria aplicação.
Pode ainda ver quais dos seus contactos já trabalhou ou trabalha na empresa a que se está a candidatar, contactar estes por mensagem, salvar ou criar alertas para futuras ofertas disponíveis.
Descobrir
No separador descobrir é possível encontrar profissionais e novas sugestões de ofertas de trabalho gerais ou focadas nos seus interesses, facilitando a actualização e exploração de ambos.
Acompanhar
No separador acompanhar pode facilmente visualizar as vagas a que se candidatou, visualizou ou salvou, permitindo-lhe assim uma gestão eficaz destas. Por último, o separador notificações, permite-lhe confirmar quais dos recrutadores relacionados com as candidaturas efectuadas viram estas últimas, mantendo essa informação organizada e guardada num único lugar. Como principais limitações ou pontos menos positivos a considerar, talvez o facto de limitar a procura apenas ao linkedin e apenas em tablets ou smartphones. Apesar disso, e como foi possível constatar, esta é uma aplicação bastante prática e simples, e o melhor de tudo, disponível de forma gratuita para sistemas ios e android.
Para quem necessita de utilizar recursos de acessibilidade como o voiceover, No primeiro sistema, apresenta uma boa acessibilidade na versão 9.1 (versão do ios com a qual testei).
Boa sorte e boas procuras!

Nome da aplicação: Linkedin Job Search

Link para ap

Download Jobs Search

© Patrícia Soares – DicasApple.com


Compartilhe...

Publicado em Aplicativos, iPad, iPhone, iPod

Nabegação de Posts


Deixe uma resposta