Mantendo a Raquel no OS X Mavericks

Caro leitor,

Já é de conhecimento de muitos que, para manter a Raquel no OS X Mavericks, é necessário instalar o novo Sistema Operacional por cima do Mountain Lion, pois, caso seja feita uma instalação limpa, a Raquel é excluída do sistema, ficando à escolha do usuário somente as vozes Fernanda e Felipe.
Contudo houve relato de utilizadores que, mesmo feito o procedimento citado, afirmaram que a Raquel foi deixada fora do OS 10.9.
Após tais informações, fizemos alguns testes e descobrimos o porquê deste fato.
Para que a Raquel seja mantida no sistema, é necessário que se tenha instalada sua versão premium, esta sim será mantida no novo sistema. Agora, se o usuário somente tiver a voz compacta em seu equipamento, esta será excluída, estando somente as novas vozes disponíveis.
Então, antes de atualizar seu sistema, se você costuma utilizar somente a voz compacta, lembre-se de instalar a versão premium para não ter uma má surpresa.
Abaixo seguem as informações para efetuar tal procedimento.

1. Abra o “Utilitário Voiceover” (vo + F8);
2. Interaja com categorias de utilitário e desça até “Voz” e pare de interagir;
3. Vá para direita, certifique-se de que a aba “Voz” esteja marcada, e continue até encontrar um botão popap o qual dirá a voz selecionada, clique neste e desça até a opção “personalizar”e clique na mesma;
4. Abrirá uma janela na qual, indo para direita, você encontrará uma tabela com várias vozes a serem selecionadas, interaja com esta tabela, marque a voz Raquel;
5. Deixe de interagir, siga para direita até encontrar a opção “ok”e clique.
Pronto! Agora é só aguardar que a voz premium da Raquel será baixada.

Obs. Caso a opção üsar todas as teclas F1, F2, etc como teclas de função padrão”não esteja ativada nas “Preferências do Sistema”, na opção “Teclado”, para aceder ao “Utilitário VoiceOver”, deve-se utilizar FN + VO + F8.

Outras publicações de Valdecir Kuhl


Compartilhe...

Publicado em Mac

Nabegação de Posts


Deixe uma resposta