Novidades de acessibilidade do IOS 12.0

Publicado em: 13 de Setembro de 2018

Agora que finalmente está cá fora o Ios versão 12.0, vou trazer-vos algumas novidades relativamente à acessibilidade, e outras que, sendo genéricas, podem ser de muita utilidade para os utilizadores com deficiência visual.

De referir que todos os equipamentos compatíveis com o IOS 11 vão poder receber o 12. Inclusivamente os equipamentos mais antigos têm prometida por parte da Apple uma melhora significativa no seu desempenho.

Aqui ficam as principais novidades e alterações do novo Ios 12.

VoiceOver.

O VoiceOver propriamente dito não traz praticamente nenhuma alteração, a não ser no menu verbosidade, em que existe uma nova opção que se chama enunciar confirmação, que pode ser marcada ou desmarcada com 2 toques.

Se essa opção estiver marcada, quando apagar por exemplo uma mensagem o VoiceOver vai enunciar mensagem apagada. Naturalmente se estiver desmarcada não vai anunciar qualquer informação.

Notificações.

Uma das alterações do Ios 12 prende-se com as notificações.

antigamente elas apareciam uma a uma, o que muitas vezes fazia com que o utilizador tivesse dificuldade em navegar.

Agora elas aparecem agrupadas por aplicação. Caso queiramos ver as notificações dessa mesma aplicação damos dois toques para as expandir.

Dentro de cada notificação podemos também desactivá-la ou silenciá-la.

Caso queira pode fazer com que as notificações sejam apresentadas como antigamente.

Toque em definições, e de seguida em notificações.

Nessa página irá encontrar todas as aplicações. Basta tocar numa delas para personalizar que tipo de notificações pretende receber:

Os vários itens que pode personalizar são:

  • Marcar ou desmarcar as notificações;
  • Permitir no ecrã bloqueado;
  • Permitir no histórico;
  • Notificação com som ou silenciosa;
  • Marcar ou desmarcar a opção faixa;
  • Escolher o estilo da respectiva faixa, que pode ser temporário ou persistente.
  • Escolher a pré-visualização que pode ser: Sempre, quando o equipamento está desbloqueado ou nunca;
  • Finalmente pode definir o agrupamento de notificações, em que por defeito vem seleccionada a opção automático, mas pode escolher, por aplicação, ou então a opção não, se quiser manter o comportamento que tinha anteriormente.

USB modo restrito.

A partir de agora, quando o Iphone estiver mais de uma hora bloqueado, a ligação USB não vai funcionar.

Essa alteração tem como objectivo evitar que estranhos possam ligar o telefone ao computador e assim restaurar o software.

Deve estar ciente que caso a ligação USB esteja bloqueada nem sequer vai conseguir carregar a bateria do equipamento quando ligado ao computador.

Para desbloquear a ligação, basta que desbloqueie o equipamento, e tudo volta a funcionar normalmente.

Quando ligado à tomada eléctrica a bateria será carregada mesmo quando o equipamento está bloqueado à mais de uma hora.

Atalhos da Siri.

Esta é uma novidade que promete aumentar a nossa produtividade, e consiste em criar palavras chave para executar uma ou mais operações em conjunto.

a título de exemplo, pode programar a Siri para que cada vez que diga a palavra chefe o Iphone envie um mail para o seu director.

Para explorar esta funcionalidade, toque em definições, e de seguida em Siri e pesquisa.

Lá pode encontrar as últimas tarefas que realizou no seu equipamento e a opção todos os atalhos, que mostra todas as opções disponíveis. Basta tocar numa opção e dizer a palavra chave que quer que lhe fique associada.

No entanto, e para além da Siri, a grande mais valia desta nova funcionalidade está presente na aplicação atalhos, que infelizmente não foi disponibilizada durante o período de testes do Ios 12.

Esta aplicação poderá ser descarregada na Appstore e irá permitir criar um conjunto vastíssimo de automatismos.

Tempo de ecrã.

Esta nova ferramenta do Ios 12 pode ser extremamente útil para quem tem crianças em casa que utilizam o equipamento, ou para os adultos que sentem que estão muitas horas agarrados ao Smartphone ou ao Tablet, e gostariam de se disciplinar.

O tempo de ecrã permite várias coisas:
ul>

  • Saber quanto tempo passa a usar cada aplicação: Redes sociais, jogos e outros;
  • Definir um limite de tempo para cada aplicação. O programa avisa quando estiver a chegar ao fim esse período, e para continuar a usar a aplicação, vai precisar de ir ao tempo de ecrã acrescentar mais algum tempo;
  • Definir um código para aceder e alterar tempo no ecrã. Essa funcionalidade é muito útil se tiver crianças a usar o dispositivo, que assim não vão conseguir mexer no tempo que você estebelecer;
  • Definir um tempo de pausa em que está longe do ecrã. nesse período apenas vai poder receber e efectuar chamadas, e usar as aplicações que você tiver definido;

    Para aceder a esta ferramenta, toque em definições, e tempo de ecrã.

    Na primeira vez que aceder irá aparecer uma página com várias informações que deve ler com atenção e quando tiver lido toque em continuar.

    De seguida terá de dizer se o equipamento é seu ou se é de uma criança.

    Se activar esta aplicação, sempre que tocar em definições e tempo de ecrã, vai aparecer-lhe um resumo de utilização que pode abrir para ver os detalhes, o tempo de pausa, o limite de aplicações, as aplicações permitidas durante o tempo de pausa, o bloqueio de conteúdo inadequado, o código para o tempo de ecrã que caso o equipamento seja de um adulto não é obrigatório, e pode finalmente desactivar o tempo de ecrã.

    Os relatórios são diários e semanais.

    Tradutor.

    De facto a siri já tinha a capacidade de traduzir frases, mas a grande novidade é que agora já está contemplado o idioma português.

    Basta dizer a palavra traduzir, seguido da frase, e a Siri perguntar-lhe-á para que idioma pretende traduzir a respectiva.

    Ligar e desligar a lanterna.

    Antigamente ela podia ser activada através da central de controlo. Agora por defeito para ligar ou desligar a Lanterna deve utilizar a Siri.

    Neste caso basta dizer ligar ou desligar a lanterna.

    Caso queira que a lanterna continue a aparecer na central de controlo como sucedia antes, proceda da seguinte forma:

    Toque em definições e de seguida em central de controlo.

    De seguida toque em personalizar controlos.

    Aí vai surgir-lhe uma lista com várias ferramentas que pode marcar ou desmarcar, consoante pretenda que estejam ou não na central de Controlo. Uma dessas ferramentas é precisamente a Lanterna, que como vimos por defeito vem desmarcada.

    Leitor de códigos QR Code.

    A função de leitura de códigos de barras já existe nativamente desde o Ios 11, mas estava de certa forma camuflada na aplicação câmara.

    Agora pode adicionar esta opção à central de controlo.

    O processo é em tudo idêntico àquele que usou para adicionar a lanterna.

    Toque em definições e de seguida em central de controlo.

    De seguida toque em personalizar controlos.

    Agora vão surgir vários itens que pode incluir na central de controlo, um deles é precisamente o leitor de códigos QR.

    Informação sobre o estado da bateria.

    Agora no Ios 12 a aplicação que permite ver o estado da bateria e as aplicações que estão a consumir mais energia deixou de ser beta, e passou a ser uma versão final definitiva.

    Para ver o estado da sua bateria, toque em definições e bateria, e poderá ver quais as aplicações que estão a gastar mais.

    Caso tenha estado muito tempo sem cobertura de rede, a aplicação informa quanta bateria se consumiu à procura de sinal.

    Pode consultar os resultados do último dia, bem como dos últimos 10 dias.

    Tocando na opção estado da bateria, poderá ver qual a capacidade da sua bateria. Caso o valor seja de 80 por cento ou menos, poderá pensar seriamente em substituí-la, pois já não estará a fornecer energia suficiente para que o equipamento possa ter um desempenho normal.

    Função não incomodar.

    Esta funcionalidade teve um pequeno acrescento, podendo agora fazer com que ele fique activo a partir da hora em que se deita.

    Em primeiro lugar deve definir qual a sua hora de deitar. Isso faz-se na aplicação relógio, onde existe um separador específico com esse nome.

    Uma vez definida a hora de deitar, toque em definições, não incomodar e marque a opção agendada.

    Agora vai encontrar uma opção que diz hora de deitar, que pode marcar ou desmarcar.

    Nesse local continua a existir o que já tínhamos anteriormente, ou seja, a possibilidade de escolher um entrevá-lo de tempo em que o Equipamento entra e sai automaticamente no modo não perturbe.

    Fita métrica.

    O Ios 12 traz uma ferramenta muito útil, que através da realidade aumentada permite fazer medições com muita precisão.

    A aplicação fita métrica está na pasta extras.

    Pode configurar a medição da fita métrica em metros ou imperial, sendo que por defeito ela está em metros.

    Se mesmo assim quiser explorar essa configuração, toque em definições, e fita métrica.

    Melhoria nos dados móveis.

    Para quem não está sempre com o equipamento ligado a uma rede Wifi, precisa de usar o cartão do seu telemóvel para se ligar à Internet, e tem um limite na utilização de dados, agora é mais fácil ver quanto é que está a gastar, uma vez que na opção dados móveis, as aplicações são listadas pela quantidade de dados consumidos, aparecendo assim em primeiro lugar as que consumiram mais dados móveis.

    Não precisa de fazer nada. Basta tocar em definições, dados móveis, e explorar a informação varrendo da esquerda para a direita.

    Melhoras na aplicação fotos.

    O Ios 12 promete melhorar o reconhecimento de fotos, informando inclusive aquelas que estão bem tiradas.

    Também é de realçar o facto de ser mais fácil e inteligente pesquisar fotos por categoria ou pelo local onde foram tiradas, o que pode ser sem dúvida muito útil.

    Outra novidade na aplicação fotos é a possibilidade de poder criar um link de partilha, que pode ser enviado a qualquer pessoa que assim descarrega facilmente as fotos que você quiser enviar, através de qualquer browser, seja no Smartphone ou Pc.

    Note-se no entanto que esse link tem sempre a validade de 30 dias, e não é possível alterar a sua duração.

    Melhorias no gravador.

    A aplicação dictaphone sofreu melhorias significativas:

    Agora permite guardar as gravações no Icloud ou noutros programas como por exemplo o Dropbox;

    Permite gravar num formato comprimido com menos qualidade mas ocupando igualmente menos espaço, ou gravar com a qualidade máxima sem perdas ocupando no entanto mais espaço;

    deixar as gravações apagadas algum tempo em quarentena até serem apagadas definitivamente: pode escolher deixá-las um dia, 7 dias, 30 dias, apagá-las imediatamente ou até impedir que as gravações sejam apagadas.

    Para aceder às configurações do Dictaphone toque em definições e de seguida em gravações.

    O dictaphone encontra-se por defeito na pasta extras, e a grande novidade é que agora também está disponível no Ipad, algo que não acontecia até aqui.

    Passwords.

    Esta é uma área em que o Ios 12 traz novidades interessantes tais como:

    Agora quando receber um código de activação por SMS vai surgir-lhe automaticamente um campo preenchido com o respectivo código. Estamos perante uma funcionalidade muito interessante, uma vez que ao serem enviados directamente para o seu telemóvel, os códigos por SMS são um método muitíssimo seguro e agora a sua utilização está bem mais facilitada;

    De notar que são cada vez mais as aplicações a usarem a autenticação por sms.

    Senhas acessíveis em qualquer aplicativo. Por exemplo pode usá-las no seu navegador: favorito (chrome ou Firefox), ao contrário de até aqui em que só estavam disponíveis no Safari;

    Possibilidade de integração com outras aplicações de passwords, como por exemplo o famoso 1password;

    Aviso de senhas reutilizadas. Útil para não repetir a mesma senha em mais do que um serviço;

    Facilidade em gerar senhas fortes;

    Outras novidades e alterações.

    Agora as mensagens SMS podem ser guardadas no Icloud;

    Aquilo que antigamente’ era a aplicação ibooks agora chama-se livros, e encontra-se redesenhada;

    Finalmente com o Ios 12 é possível registar 2 rostos no Face Id.

    Chamadas de grupo do Face Time que afinal foram só rumores.

    Para terminar, não podia deixar de vos falar de uma funcionalidade que chegou a ser anunciada pela própria Apple já para este Ios 12, e que para já ainda não está disponível.

    Falo das chamadas de grupo do Face Time. A Apple ainda chegou a disponibilizar algumas versões de teste desta funcionalidade, mas acabou por a retirar visto que ainda era demasiado instável.

    A Apple prometeu corrigir os problemas, mas não disse se esta funcionalidade seria disponibilizada ainda em próximos updates do Ios 12, ou se apenas será lançada numa nova versão do Ios.

    tutorial escrito por Filipe azevedo
    filipecanelas@gmail.com

    Última revisão. 13 de Setembro de 2018.