OS X 10.10 Yosemite – Novidades

Caro leitor,
apresentamos abaixo algumas novidades do OS x 10.10 Yosemite.
Enfatizamos neste artigo as novidades mais importantes e as que tem maior relação com a acessibilidade.

Dark Mode / Grafite

O Yosemite apresenta um novo tema, o Dark mode (Grafite), que transforma o interface colorido num interface mais escuro e menos agressivo com sombreados cinzentos e pretos tornando-o mais agradável aos olhos em ambientes escuros. Esta possibilidade de alterar o contraste poderá ser muito útil para as pessoas com baixa visão ou com determinados t iposde dislexia.

Ditado

Tal como no iOS 8, o Yosemite traz-nos a possibilidade de usarmos a função ditado em português.
Para ativar o ditado, abra as "Preferências do Sistema", "Ditado e Fala" e na guia "Ditado" marque a opção "Ativo" e a seguir marque a opção "Usar ditado aprimorado”. Na caixa combinada correspondente selecione o idioma português. Opcionalmente poderá definir a tecla de atalho para utilizar esta função. Por padrão o ditado vem configurado para utilizar a tecla FN duas vezes.

Controle por voz

Esta função permite-nos que o computador execute determinados comandos por meio da nossa voz.
Para verificar a lista de comandos disponíveis ou adicionar novos, abra as "Preferências do Sistema", "Acessibilidade". Interaja com a tabela de recursos de acessibilidade e selecione na lista a opção "Ditado" e pressione o botão "Comandos do Ditado".
Como exemplo, podemos falar "Abrir Safari”. Imediatamente o Safari será aberto.
Nota – Esta opção só poderá ser usada se o recurso “Ditado” estiver ativo.

Handoff

Este recurso permite-nos iniciar uma tarefa num dispositiitivo e continuá-la noutro.
A primeira coisa a se fazer é verificar se nas "Preferências do Sistema", "Geral" a opção "Permitir Handoff entre este Mac e seus dispositivos iCloud" está marcada.
Em seguida ative o bluetooth em ambos os dispositivos e faça o emparelhamento do Mac com o iPhone ou outro iDevice. O Mac irá informar que o dispositivo não está emparelhado mas não dê atenção a esta mensagem.
No iPhone ou noutro iDevice, ative a opção "Handoff" em "Ajustes/Definições", "Geral", "Handof e Aplicativos Sugeridos / Aplicações sugeridas“.
Para testar este recurso comece a digitar uma nova mensagem no Mail no Mac e logo em seguida surgirá na tela bloqueada do iPhone o ícone do Mail abAra-o e continue a escrever o e-mail que começou no Mac.

iCloud Drive

Nesta nova versão de seu sistema operacional, a Apple adicionou a possibilidade de termos acesso direto ao conteúdo armazenado no iCloud, Chamado de “iCloud Drive”. Este recurso pode ser acessado pelo "Finder", pressionando as teclas de atalho "Command+Shift+I" ou pelo menu "Ir", "iCloud Drive".
O funcionamento do iCloud Driv é semelhante ao Dropbox e os arquivos armazenados são sincronizados entre Macs e iDevices.

mail

A grande novidade da nova versão do Mail fica por conta de um recurso chamado “Mail Drop”, que permie enviar anexos com até 5 gb desde que o arquivo esteja no iClod Drive. para os usuários do Mail este envio é transparente, ou seja, se o destinatário também utilizar o Mail o anexo será recebido diretamente no e-mail e caso o destinatário utilize outra plataforma ele receberá um link para fazer o download do arquivo.

Safari

Além de uma nova interface, podemos destacar como novidade no Safari a nova barra lateral, que traz a nova opção chamada "Links Compartilhados". Este recurso permite-nos acesso as redes sociais.
Podemos por exemplo, ler diretamente desta barra as postagens do Twitter. Pressionando VO+Shift+M em cima de uma postagem temos várias opções, das quais destacamos a de retuitar.
Para ativar/desativar esta barra lateral usamos o atalho "Command+Shift+L".

Navegação por setas noSafari
Agora o Safari suporta a navegação por setas em uma página. Você pode usar as setas do teclado para navegar por um texto em uma página e comandos de navegação para ir ao início ou final de uma linha ou deslocar por palavras e também fazer a seleção de texto.
Se você está familiarizado com os comandos do editor de textos, pode de forma natural utilizá-los no Safari para a seleção de textos ou navegação pela página web.
É necessário que mantenha a navegação rápida desativada para poder utilizar este novo recurso.

Obs. Quando estiver navegando pelas setas e entrar em um campo de edição, o VoiceOver permanecerá com o foco neste campo e então para continuar a navegação terá que usar algum comando do VoiceOver como o VO+Seta direita.

iBooks

Finalmente temos uma versão do iBooks com acessibilidade. Nesta nova versão os botões estão etiquetados e podemos navegar pelo aplicativo facilmente e a biblioteca de livros está bem identificada.

Outras publicações de Fabiano Garcia Fonseca


Compartilhe...

Publicado em Home

Nabegação de Posts


Deixe uma resposta