Primeiras impressões do ios 7 na prespectiva dos utilizadores do Voice over

A mudança para o ios versão 7 pode ser feita de forma muito tranquila e feliz, porque as melhoras no que concerne à acessibilidade e à usabilidade são bastantes.
Começando pelo leitor de ecrã Voice over, a voz está diferente. Em minha opinião ela agora é mais nítida. Gosto claramente mais desta nova versão, que no caso dos utilizadores de Portugal é à mesma a Joana, como disse mais refinada, e um ganho muito significativo na forma como ela agora faz a pontuação e pronuncia dezenas de palavras. Nesse quesito a Joana está muito melhor.
Podemos também descarregar gratuitamente uma voz melhorada que ocupa 254 megas. Sinceramente não notei grandes diferenças entre a voz standard e a voz melhorada, mas se quiserem descarreguem e verifiquem por voz.
Para tal, toquem em definições, geral, acessibilidade, voice over, idiomas e dialectos, dialecto pré-definido.
Depois marquem a opção usar voz melhorada, e o iphone começará a descarregá-la.
Agora também já é possível desactivar os sons do voice over.
Para um utilizador experiente é muito desagradável estar sempre a ouvir aqueles barulhinhos quando fazíamos algum gesto, quando abríamos alguma opção etc.
Originalmente esses sons ainda estão activos. Para os desactivar, toque em definições, geral, acessibilidade, voice over, usar efeitos sonoros.
Se quiser, pode também adicionar esta opção dos sons ao rotor, muito útil se pretende desactivar e activar várias vezes esta opção.
A forma como introduzimos acentos no teclado profissional também mudou.
Antigamente era um pouco complicado, pois tínhamos de usar vários truques para chegar ao objectivo.
Agora é muito simples. Ao varrer com o dedo, quando encontrar o carácter que deseja acentuar, deixe lá ficar o dedo um pouco e ele abre logo os caracteres alternativos. Depois é como dantes, ou seja vá deslizando o dedo para a esquerda ou para a direita até encontrar o acento que seja, e claro levante o dedo.
Uma nova funcionalidade muito interessante é informação fonética.
Por vezes ao ler caracter a caracter, haviam algumas dúvidas, no m e no n, no p e no B etc. Agora ao ler um caracter se esperarmos um pouco recebemos a informação fonética, que até nisso é peculiar. Por exemplo o A diz Aveiro, o B Bragança, o C Coimbra, em fim, é só explorar.
Atenção que quando estiverem a ler caracter a caracter não precisam de deixar ficar o dedo para ouvirem a informação fonética, mesmo que levantem o dedo se não mexerem no iphone ele dá essa informação.
Para acederem a esta funcionalidade toquem em definições, geral, acessibilidade, voice over, informação fonética.
Aí podem escolher entre não, caracter e fonética e fonética só.
Eu escolhi caracter e fonética.
Agora é mais fácil apagar vários caracteres.
No modo de escrita profissional se tocar no botão apagar e levantar o dedo o carácter seleccionado é apagado.
Se logo de seguida der dois toques em qualquer parte do seu idevice ele vai apagando os caracteres até você levantar o dedo do equipamento.
No modo de escrita standard, a filosofia é a mesma, a única diferença é, claro está, em vez de levantar o dedo a primeira vez que toca no botão apagar, tem de dar dois toques.
O restante do processo é igual ao modo de escrita profissional.
No rotor foram acrescentados alguns elementos.
Destaco o escrita, que permite ao utilizador escrever no iphone como se estivesse a escrever à mão.
A forma de escrever é exactamente a forma manuscrita, e claro usamos o dedo. Quando a opção escrita está seleccionada, o iphone fica em branco como uma folha de papel, e à medida que vamos passando o dedo pelo iphone como se estivéssemos a usar uma caneta ele vai digitando os respectivos caracteres.
Sem dúvida que para os amblíopes, ou para os cegos tardios que ainda sabem como escrever à mão, esta funcionalidade pode ser muito útil.
Agora a forma como se acede ao Spotlight é diferente.
Antigamente se bem se recordam era preciso premir o botão home durante 3 segundos..
No ios 7 esse comando não serve para nada.
Para acederem ao Spotlight varram com 3 dedos de cima para baixo.
Atenção que este comando apenas funciona no ecrã principal.
Outra alteração prende-se com a forma como remover as aplicações do selector.
Agora está muito mais simples.
Basta premir duas vezes a tecla home, e quando a aplicação que pretende remover estiver seleccionada varra com 3 dedos de baixo para cima. É suficiente.
Para sair do selector de aplicações, tem mais uma opção extra. Para além de poder premir a tecla home, pode tocar num botão virtual chamado botão principal. Basta procurar esse botão, dar dois toques, e o selector de aplicações fecha-se. Se usar muito o selector de aplicações, talvez não seja pior usar mais vezes este botão virtual, para de certa forma poupar a tecla física.
Também foi introduzida uma forma rápida de aceder à ajuda do voice over.
Basta dar dois toques com quatro dedos para abrir o menu de ajuda, onde pode treinar os gestos que o leitor de ecrã disponibiliza.
Para abandonar a ajuda volte a dar dois toques com 4 dedos, ou então se preferir fazer aquele gesto de escrevinhar com dois dedos como se fosse para retroceder.
Outra nova funcionalidade do ios 7 é a central de controlo.
Antigamente havia a central de notificações, agora para além desta temos a central de controlo que contém as seguintes aplicações:
Modo de voo, wifi, bluetooth, não incomodar, bloquear orientação do ecrã, brilho do ecrã, lanterna, relógio, calculadora, câmara e os botões para reproduzir música: Reproduzir, faixa anterior, faixa seguinte e volume.
A vantagem da central de controlo é que para activar ou desactivar uma destas funcionalidades basta dar dois toques na respectiva, é bastante mais fácil e rápido.
Como já deu para ver, a função de bloquear orientação do ecrã mudou de sítio.
Antigamente, era preciso abrir o selector de aplicações. Hoje ela já não está ali mas sim apenas na central de controlo.
Para aceder à central de controlo é parecido com a forma como se acede à central de notificações.
Basta tocar na parte de cima do ecrã, e quando lhe aparecer a rede, o relógio etc. Varra com 3 dedos de baixo para cima.
Ou seja, para aceder à central de notificações é varrer com 3 dedos de cima para baixo, para a central de controlo é de baixo para cima!
O safari também ficou ligeiramente mais rápido, e foram implementadas algumas diferenças.
Antigamente a barra de pesquisa do Google aparecia logo quando abria o Safari. No ios 7 isso não acontece, mas calma, a mudança foi para melhor.
Quando abrir o safari clique no botão endereço.
Aí pode digitar um endereço, e curioso, se digitar uma frase que o iphone não interprete como endereço, ele abre automaticamente o motor de pesquisa pré-definido, que originalmente é o do Google, inserindo claro essa frase automaticamente no campo de pesquisa e realizando a busca.
Reconheço que é um pouco enganador, porque quando encontramos o ícone endereço não vamos logo pensar que também dá para o motor de busca, mas acaba por ser mais fácil do que antigamente.
Nota:
Se pretendermos podemos alterar o motor de busca pré-definido.
Para isso, tocar em definições, safari, motores de busca.
Se estava habituado a usar aquele atalho ponto com que completava automaticamente o sufixo de um site, vai poder continuar a usá-lo mas de forma ligeiramente diferente.
É que ele ficou escondido, e não aparece na barra de endereço como acontecia até agora.
Para aceder a ele toque no ponto final e deixe ficar o dedo 1 segundo, ele vai dizer que tem caracteres alternativos, e então basta deslizar o dedo para a esquerda ou para a direita até encontrar o sufixo pretendido.
É exactamente como se fosse acentuar um caracter.
Uma questão que não está directamente ligada ao Vo, mas cá vai.
O novo ios 7 traz uma novíssima função que consiste no bloqueio de recepção de chamadas, sms e ligações do face time.
Basta entrar num contacto da sua lista telefónica, e tocar na opção bloquear.
A partir daí sempre que esse número de telefone tentar entrar em contacto consigo, a pessoa que está a ligar vai ouvir o sinal de ocupado.
Atenção que o iphone não notifica que a pessoa tentou ligar nem que tentou enviar um sms, pura e simplesmente ele ignora todos os contactos daquele número.
Para voltar a desbloquear um contacto, basta abri-lo,e tocar na opção desbloquear. Simples assim!
Eu particularmente gostava que a pessoa que está a ligar, em vez de receber um sinal de ocupado, recebesse um sinal de chamada como se efectivamente a chamada estivesse a ser feita na realidade. Mas em fim, não se pode ter tudo!
A função não incomodar também foi melhorada, e mais importante já funciona redondinha aqui no meu iphone 4s!
A grande melhora foi fazer com que as chamadas possam ser silenciadas mesmo se o iphone não estiver bloqueado.
Imagine que está a trabalhar, ou até pretende enviar umas mensagens ou realizar umas chamadas, mas não é oportuno receber chamadas, pode activar à vontade a função não incomodar.
No entanto, originalmente ele apenas silencia as chamadas quando o ecrã está bloqueado.
Para reverter esta situação toque em definições não incomodar, e depois vá varrendo até ouvir sem som, e aí tem duas opções ou sempre, ou quando o iphone estiver bloqueado.
Atenção que sempre que desejar activar manualmente a função não incomodar, tem de tocar em definições, não incomodar, e seleccionar a opção manual. Tendo obviamente de repetir o mesmo procedimento para desactivar posteriormente a função.
Antigamente bastava dar dois toques em não incomodar que ele activava ou desactivava, agora é preciso executar mais um pequeno passo.
Já vimos no entanto que se for activar ou desactivar a função não incomodar através da central de controlo é muito mais rápido e simples.
Agora a informação sobre a bolsa e a meteorologia aparecem na central de notificações.
Se desejar reverter esta situação para poupar alguma bateria e tráfego de dados, toque em definições, geral, actualizações em segundo plano e pode desactivar ou manter activado cada um desses itens.
Nos podcasts é mais fácil apagá-los quando os ouvir. Basta fazer o gesto normal de varrer com um dedo de baixo para cima, como apaga uma mensagem por exemplo.
A aplicação lembretes também ganhou várias melhorias.
Agora quando a abrimos, aparecem logo as pastas que temos criadas, e somos informados de quantos lembretes temos em cada pasta.
Aquela dificuldade que tínhamos em definir um dia e uma hora para sermos avisados de um lembrete ficou resolvida.
Agora, basta abrir o lembrete em causa, marcar a opção lembrar a uma hora, e varrendo uma vez para a direita, surge a data actual, basta dar dois toques aí, e abre-se imediatamente o selector para escolhermos o dia, a hora e os minutos.
No calendário também houveram algumas mudanças, nada que comprometa a acessibilidade.
Agora, para acedermos à lista de eventos guardados, temos de tocar na opção pesquisar, onde podemos introduzir termos de busca, ou então ir varrendo para consultar os eventos que estão armazenados nos vários calendários.
A aplicação meteorologia também está bastante mais amigável com o voice over.
Ao abrir a app, podemos aceder a alguma informação que anteriormente não nos era dada.
Nesta nova versão, a informação de hora a hora está automaticamente disponível, e para ouvirmos a previsão para os dias seguintes temos de varrer até chegar ao final da última hora disponível, que são como sabem 12 horas após a hora actual.
Foi igualmente simplificada a forma de acedermos às cidades que temos guardadas, agora elas estão todas na página principal, e não precisamos de fazer nenhum gesto mais complexo para aceder à respectiva lista de cidades.
Nas fotografias, também fomos brindados com algumas melhoras curiosas e interessantes.
Agora, no rolo da câmara, o voice over informa-nos da qualidade da fotografia, se está ou não desfocada.
O mais extraordinário é que se a foto tiver um ou mais rostos ele informa, e também podemos aceder a outros detalhes como por exemplo a data e o local a onde as fotos foram tiradas.
Uma mudança que afecta todos os utilizadores em geral, e que obviamente também nos beneficia é a questão do número de aplicativos por pasta.
Antigamente eram 13 as apps que podíamos ter em cada pasta, agora, surpresa, esse número é ilimitado!
No ios 7, foi também acrescentada uma pequena nuance que nos permite fechar rapidamente uma pasta.
Antigamente, era preciso premir a tecla home, ou então fazer aquele gesto de rabiscar, ou seja fazer uma espécie de Z para retroceder. Agora, ao abrir uma pasta, o primeiro item que nos surge é uma caixa de edição com o nome da respectiva, basta dar dois toques nessa caixa que a pasta fecha-se.

Outras publicações de Filipe Azevedo


Compartilhe...

Publicado em Dica

Nabegação de Posts


Deixe uma resposta