Primeiras impressões do ios 8.3

A grande novidade da versão ios 8.3 é sem dúvida a tão almejada chegada da Siri em Português.
Embora neste momento seja apenas suportado o português do Brasil, os utilizadores de Portugal vão poder tirar partido de grande parte das funcionalidades desta assistente electrónica.
Foi muito interessante verificar a evolução que a sirie foi tendo ao longo das versões Beta, o que leva a que depois de muita apreensão inicial da minha parte, hoje já consiga realizar muitas tarefas com a Sirie.
Para activarem e experimentarem este novo brinquedo o caminho é: definiçõess, geral, siri, e depois tocar em activar.
Não se esqueçam de escolher o idioma Português do Brasil.
Caso queiram podem activar a opção ei Siri, que permite que possam activá-la com o iphone bloqueado, desde que esteja ligado à corrente. Assim basta dizerem ei siri, que ela automaticamente pede que o utilizador diga o que pretende fazer.
Repito. Essa opção apenas está disponível quando o iphone está ligado à corrente, caso contrário terá sempre de premir o botão home durante 3 segundos.
No entanto, apesar desta novidade mediática, esta actualização do ios também trouxe algumas melhorias no quesito da acessibilidade que interessa realçar.
O teclado Braille ganhou uma nova funcionalidade que é o fato de nos permitir apagar uma palavra com apenas um gesto, que neste caso é varrer com dois dedos da direita para a esquerda.
Recordo que para apagar um caracter o gesto é varrer com um dedo da direita para a esquerda.
Infelizmente existe um bug no spotlight, que impede que possamos utilizar o teclado Braille para fazer a pesquisa. Aparentemente ele escreve os caracteres, mas quando giramos o rotor o que digitamos pura e simplesmente desaparece. Portanto, para fazerem pesquisas no spotlight terão mesmo de usar o teclado nativo do iphone.
No safari foi corrigido o erro que nas versões antigas fazia com que o iphone bloqueasse cada vez que se retrocedesse duma página. Agora com o ios 8.3 essa operação pode ser feita tranquilamente.
Recordo que para retroceder para a página anterior devemos escravenhar com dois dedos.
Para além desta melhoria visível, nota-se que o navegação no Safari é muito mais estável do que nas versões anteriores do ios.
A voz em português de Portugal está melhor, uma vez que foi corrigida a pronúncia de várias palavras.
Foi corrigido um erro que afectava alguns aparelhos, que não forneciam informação sonora quando se moviam aplicativos ou pastas. Agora essa operação pode ser feita com total acessibilidade.
Foi também melhorado o suporte para linhas Braille, que agora apresentam uma muito melhor capacidade de resposta sobre tudo quando escrevemos através do teclado da linha Braille.
Nas mensagens agora é possível filtrar remetentes que não estão na lista de contactos e fazer com que essas mensagens recebidas passem para uma lista específica.
Para activarem essa opção toquem em definições, mensagens, e marquem a opção filtrar remetentes desconhecidos.
Finalmente nos dados móveis agora podemos escolher se queremos usar a Rede 4g, a rede 3g ou até mesmo a rede 2g.
Para acederem a essa opção devem tocar em definições, dados móveis, e na opção voz e dados. Aí basta escolher. Claro que se escolherem 4g ou 3g acelera o carregamento de dados, mas o consumo de bateria pode ser maior.
Convém frisar que quando estiverem ligados à rede wifi o facto de terem seleccionada a rede 2g, 3g, ou 4g não vai influenciar a velocidade na ligação à Internet. Essa influência só acontece caso estejam a usar o tarifário de dados do cartão sim do telemóvel.
Genericamente estas são as principais novidades, caso alguém tenha mais alguma que queira acrescentar será sempre útil. Penso que finalmente esta versão do Ios veio corrigir uma grande parte dos problemas que tinham sido reportados desde a primeira versão do Ios 8, pelo que recomendo vivamente que todos actualizem o sistema para esta versão sem medo.

Outras publicações de Filipe Azevedo


Compartilhe...

Publicado em Acessibilidade, iPad, iPhone, VoiceOver

Nabegação de Posts


Deixe uma resposta