Quatro Dicas Úteis Para Usuários Do WhatsApp

Olá amigos do DicasApple.com

No último artigo que publiquei aqui no site, expliquei

como obter informações extras nas mensagens enviadas para grupos do WhatsApp.

Bem, hoje quero lhes trazer mais algumas dicas do WhatsApp.

Vamos lá.

"Acessando Mensagens Mais Antigas:"


Você que usa o WhatsApp, certamente já percebeu que o Voiceover perde o foco com frequência na lista das mensagens, pois se trata de uma lista de mensagens dinâmica que se movimenta conforme novas mensagens vão chegando.
Quando há muitas mensagens acumuladas, encontramos uma certa dificuldade para acessar as mensagens mais antigas.

Para acessar essas mensagens com mais facilidade, faça o seguinte:

Posicione o Voiceover na lista das mensagens e comece a deslizar três dedos para baixo. Fazendo isso, as páginas de mensagens começam a retroceder e a exibir as mensagens mais antigas.

Vale a pena destacar que se houver muitas mensagens, chegará um determinado momento em que deslizar os três dedos para baixo não será o suficiente. Quando o aplicativo parar de voltar as páginas, surgirá um botão chamado "Carregar Mensagens Anteriores."
Este item surge depois do botão "Editar."

Depois de acionar o botão de carregar mensagens anteriores, posicione o Voiceover na lista de mensagens novamente e volte a deslizar três dedos para baixo para continuar voltando as páginas das mensagens.

Quando o botão de carregar mensagens anteriores parar de aparecer, é sinal que você chegou na primeira página de mensagens.

Agora, leia e reproduza as mensagens que estão disponíveis nesta primeira página, quando terminar, deslize três dedos para cima para ir para a próxima página. Continue repetindo este processo até chegar na página de mensagens mais recente.

"Amenizando o Problema da Perda de Foco do Voiceover:"


Como disse anteriormente, quem usa o WhatsApp com o Voiceover, com certeza já passou por dificuldades com a perda de foco na hora de interagir com a lista de mensagens, principalmente quando há muitas mensagens acumuladas.

Uma maneira de amenizar este problema, é não usar os gestos de deslizar o dedo para a direita ou para a esquerda para interagir com a lista de mensagens, mas sim explorar a tela deslizando um dedo por ela.

Experimente fazer o seguinte:

Segure o iPhone com as duas mãos. Coloque um de seus polegares na parte superior da tela, mas na região central, não nas laterais.

Agora comece a deslizar o dedo para baixo até chegar na lista de mensagens.

Sem tirar o dedo da tela, deixe o Voiceover ler a primeira mensagem, quando ele terminar, continue deslizando o dedo para baixo para ir para a próxima mensagem.

Claro que aqui estou me referindo às mensagens de texto, porém, quando estiver com o Voiceover em uma mensagem de voz, mantenha o dedo sobre ela e com um dos dedos da mão que está livre, toque em qualquer parte da tela para reproduzir a mensagem.

Ainda com um dedo na tela, continue deslizando para baixo para acessar a mensagem seguinte e assim por diante.

"Cancelar o Envio de uma Mensagem de Voz:"


Muitos não sabem, mas é possível cancelar o envio de uma mensagem de voz.

Vamos supor que você esteja gravando uma mensagem de voz e de repente você foi interrompido por alguém ou você percebeu que falou algo que não devia. Para cancelar o envio, mantenha o dedo pressionado na tela e deslize-o para a esquerda. Pronto, você ouvirá um efeito sonoro indicando o cancelamento da mensagem de voz que você estava gravando.

Contornando O Problema Com Os Links:"


Quando alguém nos envia um link pelo WhatsApp, algumas vezes conseguimos abrir este link facilmente apenas dando dois toques nele. Isso acontece quando ao lado direito da mensagem de texto onde está a "URL" enviada, aparece somente o link, de forma isolada. O problema é que nem sempre isso acontece.

As vezes o link aparece somente como texto dentro da mensagem. Quando isso acontece, não adianta dar os dois toques, pois como se trata apenas de um texto, nada irá acontecer.

Para contornar este problema, faça o seguinte:

Posicione o Voiceover sobre a mensagem que contém o texto do link e dê três toques com um dedo.

Fazendo isso, surgirá três opções no final da tela. "Copiar, Encaminhar e Apagar."

Dê dois toques em "Copiar." Pronto, o link já está na sua área de transferência, agora é só colar na barra de endereços do Safari ou do navegador de sua preferência e avançar.

Vale destacar que este gesto de três toques com um dedo não serve apenas para os links, mas sim para qualquer mensagem de texto que você queira copiar, encaminhar ou apagar.

Bom, por agora é só.

Até mais!

Outras publicações de José Rogério da Silva


Compartilhe...

Publicado em Acessibilidade, Dica, iPhone, VoiceOver

Nabegação de Posts


Deixe uma resposta