Seeing AI – Um aplicativo para ajudar você em seu cotidiano

Hoje eu irei escrever sobre o aplicativo Seeing AI para iPhone, que é um aplicativo gratuito da microsoft que pode ajudar muito a vida de pessoas com deficiência visual.
Esse aplicativo já existe há um bom tempo, mas somente há alguns dias atrás chegou na appStore brasileira.
Ele tem diversas funções, algumas inclusive eu nem utilizava antes da existência desse aplicativo.
Um ponto negativo para quem não domina o inglês é que o Seeing AI ainda está grande parte nesse idioma. Algumas partes você conseguirá aproveitar em português, mas a maioria do aplicativo está completamente em inglês.
Tentarei ajudar a quem está lendo a passar por isso, caso não

entenda muito bem o que aparece em inglês no aplicativo.

Instalação

Para baixar o Seeing AI, você precisará ir na appStore, buscar por ele e fazer o download. Até aí tudo normal.
Então entre no aplicativo e começarão a aparecer as telas em inglês. A princípio haverão algumas telas, sendo que no final há o botão next e o botão skip.
Eu dei next até a última tela, que é a tela onde o next não estará mais disponível. Nela você precisará marcar a caixa onde o leitor falará unchecked dando dois toques rápidos com um dedo, no fim da tela. Após é só varrer para direita e clicar no botão "get started".

Agora você terá as abas do aplicativo, sendo que cada uma representa uma de suas funções. Na primeira vez que você acessa cada aba, automaticamente irá abrir uma tela de ajuda da aba referente a ela, em inglês.

– Mas, Ruhan. Meu inglês não é muito bom. Há alguma coisa que eu possa fazer para aproveitar melhor o aplicativo?

Google Tradutor

Há aplicativos que traduzem textos de um idioma para outro na appStore. O que vou indicar é um que uso de vez em quando, que é o google tradutor. Ele assim como o Seeing AI é gratuito.
Nele você irá precisar conferir se o idioma original está em inglês e o idioma traduzido está em português.
Quando há um texto na tela do Seeing AI você pode copiar ele de duas maneiras.
A primeira é usar o seletor de textos do rotor, quando estiver disponível. A segunda que poderá ser usado na maior parte dos casos é colocar o leitor de telas para ler a descrição que você quer traduzir, e então dar quatro toques com três dedos.
Então você deve ir até o aplicativo tradutor que usa, nesse caso o google tradutor, e colar o texto. Para isso entre no primeiro campo de edição do aplicativo e com o rotor posicionado em editar, varra até colar e dê dois toques com um dedo.
No meu iPhone após colar o texto não precisei clicar em mais nada. Só varri com um dedo algumas vezes para a direita e a tradução já tinha aparecido próxima ao campo de edição.

Agora vamos continuar.
Você pode ler a ajuda de cada aba do Seeing AI caso queira, mas deixarei aqui o que cada função faz. Então no começo das telas assim que abrir a tela de ajuda clique no botão "close", para fechar essa tela que abriu.
Caso queira acessar novamente a ajuda da aba, haverá uma opção chamada "quick help". Só clicar nela e a tela de ajuda aparecerá novamente.
Vamos as funções.

Short Text (texto curto)

Essa é a primeira função do aplicativo e é uma das mais interessantes. Basicamente com ela você usa a câmera do celular para apontar para um texto, e uma voz lerá o que está aparecendo em texto na tela.
A leitura inicia muito rápido, é só apontar a câmera e o texto já começará a ser lido em áudio. Textos em português são lidos em português.
Ps.: Acredito que para textos escritos a mão deve-se usar a função handwriting, que já é específica para isso. Escreverei sobre ela também.

Documents (documentos)

Oferece um auxílio em áudio para capturar um documento. O documento será reconhecido pelo aplicativo e você poderá ler o que tem de informações nele. Não consegui usar essa função, porque não tinha nenhum documento a mão para fazer o teste.

Products (produtos)

Serve para escanear QR codes de produtos. Você aponta a câmera para um QR code de um produto e as informações contidas nesse QR code aparecerão no aplicativo.
Dá beeps em áudio para ajudar a localizar o QR code.

Person (pessoa)

Você bate a foto de uma pessoa e o aplicativo dará os detalhes que conseguiu identificar dela, para você. A descrição inclui a emoção da pessoa na foto.
O texto dessa aba estará em inglês. Mas assim como em outros momentos que haverão textos em inglês, você terá a opção de seguir o tutorial que passei lá em cima, copiando ele para um aplicativo de tradução.

Scene (cena)

Essa função serve para descrever cenas. Você pode bater fotos do que tem ao seu redor e o aplicativo dará uma descrição do que ele consegue identificar para você.
O texto dessa aba estará em inglês.

Currency (moeda)

Essa função serve para identificar dinheiro. Como ainda não funciona com o real brasileiro, não consegui usar para escrever mais sobre ela aqui.

Light (luz)

Você escutará um áudio, que ajudará você a identificar o quão iluminado está o local. Quanto mais agudo for o som, mais iluminado está o local.

Color (cor)

Identifica as cores assim que você aponta para elas com a câmera. Pode ajudar você a ter uma ideia das cores ao seu redor.

Handwriting (escrita a mão)

Lê textos escritos a mão. Usei essa função com a ajuda de uma pessoa e ele conseguiu identificar boa parte das palavras de uma folha.
Mas como em textos escritos a mão há uma diferença grande da maneira que cada pessoa escreve, eu não sei dizer o quão eficiente essa função consegue ser.

Bônus: Recognize With Seeing AI (Reconhecer Com Seeing AI)

Essa é uma das funções mais interessantes que o aplicativo tem. Pelo que descobri, ela consegue misturar a função das abas Scene e Person, quando necessário.
Basicamente ao encontrar uma foto fora do aplicativo, você tem a opção de enviar para o Seeing AI ao clicar no botão de compartilhar.
Então para testar vá nas suas fotos, clique em compartilhar e procure por essa opção. Na primeira vez que você for procurar por ela, ela não estará lá.
Então você precisará encontrar ela, para colocar ela lá. Após clicar em compartilhar, no último mais de dois toques para entrar nessa opção. Procure pelo "Recognize with Seeing AI" e dê dois toques para que ele apareça direto ao clicar em compartilhar.
Pronto, agora clique em ok. Você já encontrará a opção de reconhecer com o Seeing AI para que ele reconheça a foto que quer, e terá essa opção disponível no mesmo lugar nas próximas vezes que precisar.
O reconhecimento por usar as abas person e scenes que dão a descrição em inglês, também dará o reconhecimento para essa função em inglês.

Bônus: Face Recognition (Reconhecer Face)

Essa é uma função que não está entre as principais, para encontrar ela você precisará em alguma das abas encontrar o botão "menu" e entrar nele.
No menu você terá acesso a essa opção, então dê dois toques para entrar nela. Com essa opção você consegue cadastrar rostos no aplicativo, para que quando for usar a câmera do Seeing AI ele possa te dizer o nome da pessoa que está cadastrada.
Para cadastrar um rosto você precisará bater três fotos da pessoa a ser cadastrada. Após é só dar um nome para ela e seguir em frente.

Essas são as funções que o Seeing AI oferece, para ajudar os usuários do aplicativo no seu dia-a-dia.
Dependendo do modelo do iPhone, algumas das funções acima podem não estar disponíveis, mas ainda assim acredito que valha a pena testar, devido a quantidade grande de funções úteis que há nesse aplicativo.
Muitas delas já fazem parte do meu cotidiano e outras são funções que eu consigo ver que poderão resolver problemas que tinha com uma certa frequencia, como é o caso da função short text.

Links dos aplicativos citados

Seeing AI: Para baixar, clique aqui.
Google Tradutor: Para baixar, clique aqui.

Espero que aproveitem o aplicativo!

Outras publicações de Ruhan Gonçalves


Compartilhe...

Tenho 21 anos. Tenho uma página no facebook chamada "O cego na sociedade" e também estou no medium (@ruhangon) Esse também é o meu username em outras redes sociais, como twitter e steam.

Publicado em Aplicativos, Dica, iPhone

Nabegação de Posts


Deixe uma resposta