Tutorial do Lazarillo – Gps acessível para Iphone, Ipad e IPOD

O Lazarillo gps acessível para cegos é uma aplicação gratuita que está disponível para IOS e Android, sendo que neste tutorial será abordada apenas a aplicação IOS.

O Lazarillo permite:

  • Saber onde estamos em tempo real;
  • conhecer os locais de interesse que temos ao nosso redor, como por exemplo: Bancos, lojas, restaurantes, hotéis, unidades de saúde, estabelecimentos públicos, escolas, universidades, arte e entretenimento etc.
  • Ouvir em tempo real e de forma automática as ruas por onde vamos a passar, bem como os cruzamentos, seja se caminharmos a pé, de carro ou transporte público;
  • Definir uma rota específica, sendo que nessa situação o programa vai usar as aplicações de GPS que tenhamos instaladas no Iphone, como por exemplo o Google Maps ou o aplicativo mapas nativo no Iphone, entre outros.
  • Esta aplicação trabalha com base no gps e numa ligação à Internet, (wifi ou dados), e é sem dúvida uma ferramenta muito importante para a nossa autonomia e a nossa mobilidade.

Executar o Lazarillo pela primeira vez.

Quando executamos o Lazarillo pela primeira vez o programa pergunta se permitimos que ele aceda à localização. É altamente recomendável que responda afirmativamente.

Outra questão que lhe vai ser feita é se permite que o Lazarillo lhe possa enviar notificações? A resposta fica ao seu critério.

A parte mais importante na primeira execução da aplicação tem que ver com o registo.

Infelizmente o programa só funciona se tivermos uma conta. Podemos aproveitar a nossa conta do Facebook, do google +, ou de outros serviços.

Caso não queira associar alguma dessas contas terá de criar uma nova com base no seu e-mail.

Finalmente existe também um tutorial, que acabei por não explorar, pelo que toquei na opção skip.

Agora que iniciou o programa, vai verificar que existem 4 separadores: explore, favoritos, social e settings.

Definições do Lazarillo.

Antes de utilizar o Lazarillo, vale a pena dar uma volta pelas definições, bastando seleccionar o separador settings no menu principal do programa.

Uma nota importante:
Sempre que altere as configurações deve dar dois toques na opção save que se encontra na parte superior do ecrã, isto para que as mudanças tenham efeito.

Este separador tem uma guia única, e podemos encontrar as seguintes definições:

Volume, velocidade, voz utilizada.

Como cada um destes parâmetros está apresentado em forma de selector, tem de varrer com o dedo para cima ou para baixo para alterar cada um destes 3 parâmetros.

É importante referir que este programa tem voz própria independente do VoiceOver, e convém que ajuste as configurações ao seu gosto.

Ainda dentro deste separador settings podemos ainda encontrar a unidade de medida, por defeito está em metros, portanto não mexi, e finalmente podemos encontrar o Category list layout, em que temos duas opções. As list, e as grid.

Saber onde está e explorar ao seu redor

Dentro do programa deve seleccionar o separador explorer.

O Lazarillo informa-o onde se encontra e à medida que vai caminhando vai dizendo-lhe as ruas por onde vai a passar, os cruzamentos e alguns pontos de interesse.

Apesar de a informação ser dada de forma automática, sempre que desejar saber onde está, pode tocar na opção que diz, obter endereço de localização.

Se viajar de carro o programa informa o nome das ruas, e caso viaje a pé informa também os principais pontos de interesse que estão à sua volta.

O programa consegue adivinhar se estamos a viajar de automóvel ou se estamos a caminhar a pé, e como já referido anteriormente não tem de fazer nada para que ele lhe comece a dar de forma automática estas informações.

Caso não queiramos que o Lazarillo nos dê informações em tempo real podemos encontrar as opções: suspender navegação, e clicando novamente no mesmo botão volta a retomar a navegação.

Se o modo de exploração estiver activo o programa dá as informações, se estiver inactivo o Lazarillo fica mudo.

Varrendo da esquerda para a direita pode ver o que está ao seu redor, abrindo uma das seguintes 10 categorias:

Transportes, bancos e caixas electrónicos, locais de saúde, locais de comida, loja, arte e entretenimento, pubs e discotecas, edifícios públicos, universidades e escolas, e hotéis.

Pode ainda tocar na opção Filter categories in exploration., que permite marcar ou desmarcar alguns destes 10 itens. Por defeito eles encontram-se todos seleccionados.

Fazer o rastreamento de lugares e definir rotas.

Para pesquisar um local e definir uma rota, primeiro deve seleccionar o separador explorer e em seguida tocar na opção pesquisa.

Aí pode digitar uma morada, uma loja, um serviço etc. como num vulgar programa de Gps.

De seguida varra com um dedo da esquerda para a direita até à lista de resultados, e dê 2 toques no resultado que pretende.

Uma vez seleccionado o resultado, temos várias opções.

  • Compartilhar local;
  • Adicionar aos favoritos;
  • E Informações sobre a morada e contactos se existirem;

Continuando a varrer da esquerda para a direita vai encontrar as seguintes 4 opções:

  • Vá andando, que serve para definir a rota a pé.
  • Use o transporte público;
  • vá de carro;
  • e vá de Uber.

Ao tocar numa destas quatro opções o programa vai perguntar-lhe qual a aplicação de GPS que pretende utilizar, mostrando-lhe uma lista com aquelas que estão instaladas no seu equipamento.

Finalmente, saliento uma opção muito importante que aparece neste painel e que não está traduzida, e que se chama: Start Tracking this place, que significa rastreamento de lugar.
Por defeito esta opção está desactivada. Se a marcar o programa vai-lhe informando qual a distância a que se encontra do local que pesquisou, e também diz a direcção que tem de tomar para lá chegar.

Essa opção não dá informação tão detalhada como um programa de GPS, mas mesmo assim pode ser uma boa ajuda em conjunto com a bússola do equipamento, e por outro lado não obriga a abrir mais nenhuma aplicação adicional.
Para marcar ou desmarcar esta opção basta dar dois toques sobre a mesma.

Como obter o Lazarillo?

Para descarregar esta aplicação pesquise por Lazarillo na Appstor, ou então
clique directamente neste link da Appstor

Notas finais:

Apesar de no lobal a tradução estar muito confusa e algumas opções não estarem sequer traduzidas, o Lazarillo suporta o idioma Português de Portugal.

Pese embora essa má tradução, pode dizer-se que os menus são bastante intuitivos e fáceis de utilizar.

O GPS é usado mesmo quando a aplicação está a correr em segundo plano. Por um lado esse facto permite que possamos usar o Lazarillo com o ecrã bloqueado ou com outra aplicação aberta. No entanto convém estar ciente que esse processo consome bateria, e nesse sentido deve avaliar se vale ou não a pena ter o programa a funcionar em segundo plano.

Caso verifique que o consumo de bateria é exagerado, pode fazer com que a aplicação funcione apenas quando estiver aberta. Para isso faça o seguinte:

No ecrã principal do equipamento toque em definições, geral, actualizar em segundo plano. Lá vai encontrar todas as aplicações instaladas no seu equipamento, basta desmarcar aquelas que não sejam executadas em segundo plano.

O Lazarillo propõem-se igualmente fornecer informações detalhadas sobre estabelecimentos e instituições que trabalhem com pessoas com deficiência visual, uma vez que ele está vinculado a uma plataforma web onde as instituições podem divulgar informações sobre: eventos, cursos, workshops e outros dados relevantes.

A ideia passa por fazer com que o Lazarillo possa contribuir para melhorar a comunicação entre as pessoas com deficiência visual e as respectivas instituições,

Este tutorial foi elaborado por Filipe Azevedo.
filipecanelas@gmail.com

Última revisão: 10 de Setembro de 2018.

Outras publicações de Filipe Azevedo


Compartilhe...

Publicado em Aplicativos, iPad, iPhone, iPod

Nabegação de Posts


Deixe uma resposta