Uma dose de cafeína para o seu MAC

Sem dúvida que os modelos portáteis de computadores Apple são os mais populares entre a comunidade com deficiência da visão, tal como acontece, aliás, com outros utilizadores.
Para economizar bateria, estes computadores têm uma gestão de energia muito eficiente, fazendo com que se desliguem rapidamente recursos que não estão a ser utilizados.
No entanto, por vezes, necessitamos que eles se mantenham acordados durante mais tempo, porque, por exemplo, pretendemos carregar algum iDevice.

Podemos, nessa altura, aceder às preferências do sistema e, nas opções de energia, alterar os valores padrão.
Parece-me, no entanto pouco prático, a mim e a todos os utilizadores que passam por esta situação.
Talvez seja por isso que uma das aplicações mais populares para MAC seja o "Caffeine". Este pequeno app altera as definições de energia de forma simples, podendo ser especificado o tempo de permanência do MAC sem se desligar.
Uma chavna de café fica visível na barra do sistema. Quando o Caffeine está ativo a chavna fica cheia, quando se desativa, esta fica vazia.

Tudo bem, mas temos um pequeno problema. Depois de ativado, não é possível mudar o estado da aplicação na barra de sistema, uma vez que não é acessível.
Para contornar este problema recorremos a um pequeno script que será ativado por um atalho.
Este Apple script irá verificar se o Caffeine está ativo ou não. Se estiver ativo o script desativa-o e vice-versa. Assim, apenas com uma tecla de atalho é possível ativar ou não o modo de poupança de energia.

Se não servir de mais nada, este artigo serve para demonstrar a potencialidade dos Apple Scripts e como eles podem ajudar a contornar situações de inacessibilidade.

Abaixo descrevemos os procedimentos que serão divididos em 3 passos, a saber:

– Download e instalação da aplicação Caffeine;
– Download e instalação do script;
– Criação da tecla de atalho e ativação da aplicação

1. Download e instalação do Caffeine
Aceda à MAC AppStore e pesquise pela aplicação ou aceda ao url:
https://itunes.apple.com/br/app/caffeine/id411246225
Instale a aplicação como faz habitualmente. No fim confirme a sua instalação na pasta das aplicações. Por enquanto não a abra.

2. Faça o download aqui do script caffeine.
Copie o script para Library/Scripts/VoiceOver

3. Abra o VoiceOver (VO+F8) e na opção "Controlador" separador "Teclado", toque em "Adicionar" e crie uma tecla de atalho, definindo a tecla modificadora e em seguida, na categoria "Comandos personalizados" escolha "Executar AppleScript".
Selecione o caminho para o ficheiro "caffeine" que se encontra dentro da pasta "VoiceOver".
No nosso exemplo escolhemos Option+C, sendo a tecla modificadora a da direita.
Depois de terminada a criação da tecla de atalho feche o menu do VoiceOver.
Pressione o atalho criado. A voz do sistema deverá informar "Caffeine ligado".

Deverá abrir-se uma janela do Caffeine. Esta janela é totalmente acessível e pode escolher o tempo em que o computador ficará acordado. Outras opções passam pela ativação da aplicação no arranque do sistema e a desativação da janela de configuração.
Sugerimos que não ativem nenhuma destas opções, caso contrário não será possível alterar futuramente o o tempo de ativação, uma vez que o acesso à janela na barra do sistema não é, como já dissemos, acessível.
Vá até ao botão fechar. A partir de agora, e até que reinicie o sistema, a aplicação ficará ativa, podendo confirmá-lo pela verificação na barra do sistema.
Quando pretender desativar a aplicação basta pressionar novamente o atalho criado. O sistema dirá "Caffeine desligado".

Bom proveito para o café e, já agora, para mim, sem açúcar, por favor!

Outras publicações de António Manuel Silva


Compartilhe...

Publicado em Mac

Nabegação de Posts


Deixe uma resposta