Uma forma rápida de colocar arquivos no iCloud pelo mac

O Mountain Lion chegou e, com ele, o iCloud ganhou maior integração com os demais dispositivos Apple.
Todos nós sabemos que o iCloud seria uma forma de compartilhamento em nuvem, no qual seus arquivos, slides, planilhas, notas, e-mails etc seriam compartilhados, de forma simples, para todos seus dispositivos Apple.
Entretanto, com o Lion, o utilizador apresentava muita dificuldade em compartilhar arquivos pelo mac, funcionando de forma satisfatória somente o compartilhamento de agenda, lembretes, localização, fotos etc.
Nós, do dicas Apple, após vários testes no Mountain Lion, observamos que o compartilhamento de arquivos agora ganhou uma integração total, sendo muito fácil você colocar um arquivo em seu iCloud pelo mac, deixando-o disponível em nuvem para todos seus dispositivos.

Neste tutorial, partiremos do pressuposto que você já tenha ativado o iCloud em seus dispositivos. Caso não o tenha feito, aconselhamos a ler os tutoriais anteriores, nos quais se explica os procedimentos para ativação desse serviço nos demais dispositivos.

1. Criando um atalho da pasta do iCloud em sua mesa de trabalho

a. Estando no Finder, pressione comand + shift + g para ir à área (ir para pasta).
b. Você cairá em um campo de edição de texto, no qual deverá escrever o seguinte: ˜/library
c. Agora vá com as setas para direita até o botão ir e pressione-o. Seu Finder localizará a pasta library e bastará a você interagir com a respectiva pasta.
d. Na pasta library, va com as setas até encontrar mobile documents. Crie um atalho para a pasta com (command + l). Criado o atalho, renomeie-o e, com command + c, copie-o e cole-o (option + command + v) em sua mesa.
Agora você já tem um atalho de rápido acesso a essa pasta.

Como colocar arquivos na nuvem

Antes de colocar os arquivos de seu mac na nuvem, você deve certificar que eles estejam nos formatos exclusivos para pages, numbers ou keynote, caso contrário, se estiver em formato do office ou outro qualquer, eles serão mandados para a nuvem, mas não estarão disponíveis em qualquer dispositivo que esteja com o iWorks instalado.
Afirmamos que o iCloud não é como o dropbox, pois apresenta uma ideia diferente. no Dropbox, os arquivos ficam salvos para serem baixados para qualquer dispositivo, sendo como um HD virtual, já o iCloud objetiva somente compartilhar arquivos entre dispositivos Apple, permitindo que qualquer alteração que o utilizador faça em um arquivo esteja rapidamente disponível nos demais.

a. Estando com o atalho criado em sua área de trabalho, acesse-o. Dentro dele, você encontrará várias pastas, cada uma representa um dos aplicativos do iWork (numbers, Pages, Keynote). Logo, se o arquivo a ser mandado para a nuvem seja em Pages, deverá ser colocado na pasta do respectivo programa. Se for em Keynote, na do mesmo e assim sucessivamente.
b. Dentro de cada uma destas pastas, você encontrará outra com o nome documents, sendo essa que deverá ter o arquivo colado.
c. Nestas páginas também aparecerão os arquivos que tenham sido produzidos nos demais dispositivos e mandados para a nuvem, estando essa ativada.
d. Se você deletar qualquer arquivo destas pastas, ele será automaticamente apagado de seu iCloud e, por conseguinte, de seus demais dispositivos.
e. Ressaltamos aqui que, ao produzir um arquivo pelo iWork a partir do Mountain Lion, ele já vem como padrão para salvar na pasta do iCloud. Portanto, esse procedimento que lhe ensinamos aqui deve ser usado com arquivos que já tenha salvo em seu Mac.
f. Para abrir documentos que estão na nuvem, também pode ser feito pelo iWork, pois, ao abrir o programa, é dado também essa opção.

Esperamos que esse tutorial lhe seja útil.

Valdecir Kuhl

Outras publicações de Valdecir Kuhl


Compartilhe...

Publicado em Mac

Nabegação de Posts


Deixe uma resposta