Vale a pena comprar um Mac?

Caro leitor, caso você seja deficiente visual e esteja pensando em comprar um computador Mac da Apple, mas tem dúvidas quanto a acessibilidade deste equipamento, leia os depoimentos abaixo de alguns usuários que, mesmo após anos de uso de um PC comum, decidiram investir nessa nova plataforma.

Rafael Carvalho

Olá, meu nome é Rafael Carvalho e sou desenvolvedor
de sistemas no Tribunal Superior do Trabalho. Eu adquiri um Macbook air pensando em utilizá-lo como ferramenta de trabalho, pois já estava cansado de travamentos, anti-virus e constantes reinicializações dos computadores que utilizava no trabalho e em casa.
No início eu pensava que o Voiceover seria semelhante ao Orca do Linux/Ubuntu (O qual não me adaptei) com algumas melhorias, mas após a utilização do mesmo eu fiquei imprecionado com a sua facilidade de uso. A navegação rápida e a iteração de grupos de controles na interface dos aplicativos é fantástica, pois nos libera do foco do teclado e evitando que alguma informação fique desconhecida devido o foco do teclado não passar por lá.
Como desenvolvedor Java pensei logo: vou ver se o Java está instalado e caso contrário vou ver como instalar o mesmo, mas na primeira vez que tentei usar o Java o software update já me perguntou se gostaria de instalar, sem buscas na internet e o melhor: já com os componentes de acessibilidade já configurado.
Como um usuário atípico de computadores e que preciso de ferramentas geralmente incomuns à maioria dos usuários, como: IDE's de Desenvolvimento (XCode e Eclipse) e outras para o gerenciamento dos meus projetos (Ainda estou procurando uma mais adequada às minhas necessidades), eu estou imensamente satisfeito com o Macbook, ele superou em muito as minhas expectativas: elegância, desempenho, portabilidade e principalmente a acessibilidade do OS x vale cada centavo investido nele.

Fábio Deodato dos Santos

Descobri as ferramentas de acessibilidade do Mac, logo na primeira vez
que o liguei, pois, pude efetuar toda a configuração inicial do
sistema operacional guiado por auxilio vocal.
A cada etapa da configuração, havia uma explicação acerca dos comandos
básicos de interação pertinentes ao VoiceOver, que é o leitor de
telas da Apple, e ao ter a oportunidade de ouvi-las e praticá-las, fui
familiarizando-me com as combinações de teclas e suas funções.
Ao término desta configuração inicial, já consegui explorar alguns
recursos do sistema operacional e conhecer o funcionamento de alguns
aplicativos.
Os avanços posteriores que obtive na utilização do Mac, foram
permeados pela ajuda de amigos mais experientes e por algumas
informações coletadas na internet, sendo neste sentido, o Dicas Apple,
um espaço magnífico para encontrá-las.
Entre as coisas que já aprendi, percebi que existem diversas formas
na utilização do Mac que conduzem à um mesmo resultado, cabendo a cada
um, faze-las a seu gosto.
Considero o VoiceOver um excelente leitor de telas, não só por ser
desenvolvido pela própria Apple, mas, dentre outras coisas, pela
oportunidade de proporcionar ao usuário uma interação muito precisa
dentro dos aplicativos, em janelas, barras de ferramentas, tabelas,
textos e pastas.
A máquina é silenciosa, os travamentos são raros, o sistema
operacional é rápido e o VoiceOver integra-se muito bem a ele.
Penso que as pessoas precisam utilizar o Mac de forma ampla e
responsável, para desmistificarem alguns conceitos imaturos e
equivocados que põe em questionamento sua acessibilidade e
funcionalidade.
Eu recomendo o Mac, tanto por sua qualidade, quanto pela
acessibilidade que o compõe, sendo este inclusive, um ponto muito
positivo em sua gama de benefícios.

Fábio Deodato

Eduardo Homem de Sá

O mac foi uma revolução em minha vida, assim como são todos os produtos apple, na vida de nós Deficientes Visuais.

Sinto-me valorizado e respeitado como consumidor e como pessoa, pois qualquer mac que tenho acesso, utilizo com independência, o que é essencial, para a dignidade da pessoa humana.
O mac é acessível desde que o ligamos, pela primeira vez, e até mesmo na hora que precisamos formatá-lo, pois o VoiceOver, está sempre nos informando o que está aparecendo na tela.

Por tanto, com os produtos APPLE, sinto que cada vez mais podemos nos tornar menos deficientes, e mais eficientes, porque ELA nos vê como tal.

É por isso que sempre digo: APPLE É MAIS QUE MARCA, É QUALIDADE, e acima de tudo, com acessibilidade.

Valdecir Kuhl

A terceira maçã do mundo

Caro leitor,
é com prazer que escrevo-lhe contando sobre minha relação com o Mac.
Como muitos usuários, o que me fez partir para esse universo maravilhoso foi o primeiro contato que tive com o iPhone, aparelho genial que nos possibilita um pleno acesso a vários recursos no que diz respeito a navegação Web uso de aplicativos e as mais diversas funcionalidades do equipamento.
Encantado com esse dispositivo, decidi alçar voo mais alto, partindo do pressuposto que, como fizera o iPhone em relação ao uso dum celular, minha forma de interação com um computador iria transformar-se profundamente ao utilizar um Mac.
Não me enganei nesse pressuposto, comprei o Mac Book Pro e observei que o sistema é totalmente intuitivo quanto a forma de utilização, trazendo-nos informações básicas sobre determinadas opções, não exigindo ao utilizador um grande esforço em memorizar gigantescos manuais.
É claro que, a princípio, assustamo-nos com as diferenças quanto a forma de utilização do sistema operacional OS X e o conceito, tão diferente para nós, antigos usuários de Windows com leitores de tela, de interação com os elementos das telas, todavia, com o passar do tempo, tal forma de interação torna-se automática, não nos exigindo dificuldade alguma quanto ao momento de saber interagir.
Com os programas mais comuns que utilizava, editor de textos, comunicadores instantâneos, programas de e-mail, criadores de slides, também não tive grandes dificuldades, bastou-me um pouco de dedicação e a ajuda de amigos mais experientes no Mac para que eu pudesse realizar minhas atividades de forma satisfatória.
Portanto, caro leitor, caso você esteja disposto a partir para esse universo maravilhoso da Apple, o faça sem medo, pois, no início, você poderá ter algumas dificuldades de adaptação, porém, tendo empenho, vontade e paciência, verá que, em pouco tempo, já estará dominando os conceitos básicos do Mac.
Não espere tal adaptação em três dias,porque, para quem usa Windows a tanto tempo, três dias é pouco tempo para se ter uma opinião formulada sobre a acessibilidade do sistema e seu funcionamento, logo não procure tirar uma opinião sem embasamento técnico.
E, para finalizar esse depoimento, digo-lhe que uma vez provada essa maçã, nunca mais se esquece o seu sabor, querendo sempre mais.
A Apple vê-nos como consumidores e, hoje, é a única empresa que fez os recursos de acessibilidade acontecerem, tornando-os funcionais, diferente de outras empresas que implantam recursos de acessibilidade em seus dispositivos só para cumprir leis.
A empresa da maçã cumpre as leis e também faz com que os recursos de acessibilidade funcionem em seus aparelhos, não estando lá simplesmente como enfeite.

Valdecir Kuhl

Jeferson Gonçalves

Eu estou muito feliz com o meu mac!

Cada dia, navegando por todas as funções, aprendo coisas novas. Com ele, é garantia de surpresa a qualquer hora!

Ao pensar em adquirir um macbook, a minha maior preocupação era em relação a funcionabilidade e a acessibilidade do OS X. Sou usuári de windows a mais de dez anos e nunca tive nenhuma dificuldade com ele.
Me perguntei: será que vou consegui ter a mesma velocidade para realizar tarefas do dia-dia como faço no xp?
Mas o fato de ser muito diferente do windows não me impediu de embarcar nesse novo mundo, pelo contrário, me deu mais ânimo para aprender e entender esse novo conceito da apple.
Nos primeiros dias, senti um pouco de dificuldade, isso é normal, mas não me desanimei. Com paciência e curiosidade, o que é muito importante, fui aprendendo aos poucos, e hoje posso dizer com toda certeza que eu estou muito satisfeito com a minha aquisição.
Estou impressionado com as facilidades e com os recursos que esse maravilhoso produto oferece. Você pode configurá-lo ao seu gosto, pois A capacidade de personalização é simplesmente incrível!
Ainda utilizo o windows para algumas coisas, mas a tendência é me adaptar, e passar de vez para o mac.
Tenho muitas dúvidas e muito que aprender. Mas, se eu tinha qualquer receio antes da compra, hoje ele não existe mais.
Agradeço a todos das listas e do site www.dicasapple.com pelas  informações que são compartilhadas. É com essa união entre todos os usuários que nós iremos aprender cada vez mais.

  Um Abraço,

Jeferson Gonçalves (Jefinho)

Outras publicações de Fabiano Garcia Fonseca


Compartilhe...

Publicado em Acessibilidade, Home, Mac

Nabegação de Posts


2 comentários sobre “Vale a pena comprar um Mac?
  1. Acedir disse:

    Bom dia, amigos… Estou lendo acerca dos produtos Apple, a começar sobre o Mac para investimento futuro. Sou profissional da informática, há 15 anos, usuário do Windows. Na verdade, o custo dos produtos Apple ainda são caros, mas vale a pena ela tamanha acessibilidade. abraço

  2. hugosilma disse:

    Olá. Adquiri um MAC a pouco tempo (pouco mais de 5 meses) e a cada dia me surpreendo mais. O velocidade de processamento é um fator determinante para que eu não consiga mais pensar em ter outro computador pessoal. Simplesmente impressionante.

Deixe uma resposta