Voice Dream Reader – Uma fantástica solução para ouvir os seus textos no iPhone, iPad ou iPod Touch

O Voice Dream Reader é daquelas aplicações que muitos utilizadores gostarão de ter no seu iDevice.
Trata-se de uma aplicação que permite ouvir em voz sintetizada ficheiros de diversos formatos de texto como por exemplo: txt. Doc, pdf, epub, e até páginas de Internet.
Provavelmente, nesta altura o leitor estará a perguntar. Para que serve uma aplicação destas se já temos o VoiceOver que nos lê tudo?
Mas o Voice Dream Reader traz-nos imensas vantagens, sobre tudo para quem gosta de ouvir livros ou textos longos.
Desde logo, podemos estar a ouvir um livro, bloquear o ecrã do iPhone e metê-lo tranquilamente no bolso, enquanto com o VoiceOver, todos sabemos que basta tocarmos no ecrã do iPhone para parar a leitura, e sairmos do sítio onde estávamos no texto.
Com o Voice Dream Reader, também podemos usar os botões do auricular para pausar a leitura e voltar a  retomá-la posteriormente.
Posso dizer que, com esta aplicação podemos ouvir um livro como se fosse um ficheiro de áudio.
Mas o conforto não fica por aqui.
O programa permite avançar e recuar na leitura, aumentar e diminuir a velocidade, e inserir marcadores para que possamos retomar a leitura do livro no ponto em que ficamos.
No caso dos marcadores, quando estiver com o texto aberto, toque em add book marc. Posteriormente toque em book marks e ali estão todos os marcadores que você adicionou.
Para os seleccionar, basta tocar em cima de um deles, e posteriormente tocar na opção play sample.
Quando começamos a ouvir um texto ou um livro, também podemos ficar a saber quanto tempo vai demorar a leitura.
Outra característica interessante do programa é possuir uma barra de percentagem, muito prática para avançar ou recuar longos pedaços do texto.
A aplicação tem também um editor de texto, e muito importante, apresenta uma função de localizar, muito útil se quisermos ir rapidamente para um determinado ponto do texto e recomeçar a audição a partir dali.
Chegados a este ponto, importa esclarecer, como é que podemos trazer os documentos para a aplicação?
Temos várias maneiras. Talvez a mais simples é usar o Dropbox, já que o voice dream reader integra-se perfeitamente com esta ferramenta.
Basta escolher a opção add, tocar em Dropbox, e caso já tenha uma conta configurada em algum aplicativo no seu iphone, basta tocar em alow para permitir que também o voice dream reader possa aceder ao Dropbox.
Quando tocar em Add, vai verificar que para além do Dropbox existem outras formas de descarregar ficheiros para a aplicação, tais como:
Webbrowser, que permite abrir uma página de Internet, editor que tal como o nome indica possibilita editarmos um texto, cplipboard que abre um texto em branco com o conteúdo da área de transferência que pode depois ser lido em voz alta, e gutenberg, um serviço gratuito de partilha de livros.
Para além de todas estas formas de passar os textos para o programa, ele ainda tem integração com o Instapaper, Pocket e Bookshare.  
Esta aplicação é paga.
O programa custa em Portugal 4.79 Euros.
Mas atenção que para além do programa, terá de comprar pelo menos uma voz.
Existem muitos idiomas. No caso de Português Portugal, a única voz disponível é a da Célia, e no caso do Português do Brasil, também apenas temos uma voz, que neste caso é a Márcia.
Cada voz custa 1.79 euros.
Se desejar experimentar, existe também um programa gratuito, o voice dream reader light, mas que tem muitas limitações, entre as quais o facto de apenas permitir ouvir um texto durante 30 segundos seguidos.
Se eventualmente fizer o download dessa versão gratuita, e posteriormente comprar a versão integral, terá de remover a versão gratuita, porque no seu idevice vão ficar dois programas com o mesmo nome.

Descarga: Voice Dream Reader – Text to Speech
Para escutar uma demonstração em espanhol cclique aqui e faça a descarga do ficheiro MP3.

Outras publicações de Filipe Azevedo


Compartilhe...

Publicado em Acessibilidade, iPad, iPhone, iPod

Nabegação de Posts


Deixe uma resposta